PUBLICIDADE

'PES 2013' vai anunciar Campeonato Brasileiro ainda em agosto

9 ago 2012 - 11h24
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Diego Marcel

A Konami está na última fase de negociações com clubes do Campeonato Brasileiro e deve anunciar, ainda este mês, novas equipes nacionais para o Pro Evolution Soccer 2013. Em entrevista ao Terra, Kei Masuda, chefe de desenvolvimento do game, disse: "nós teremos novidades sobre times do Campeonato Brasileiro em agosto".

» Terra jogou o PES 2013; veja a análise

Internacional estará em modo Libertadores e no Campeonato Brasileiro do 'Pro Evolution Soccer 2013'
Internacional estará em modo Libertadores e no Campeonato Brasileiro do 'Pro Evolution Soccer 2013'
Foto: Divulgação

» Confira todas as capas da história do game

O Terra entrou em contato com os clubes para saber se as equipes estariam presentes no game. Santos, Portuguesa, Ponte Preta, Grêmio e Internacional confirmaram que estarão entre os selecionáveis do título.

Corinthians, Coritiba, Palmeiras e Flamengo confirmaram a negociação, que está em fase final. Os outros clubes da primeira divisão do nacional não responderam ou não foram encontrados.

Alguns clubes estão presentes no game no modo Libertadores, o que não garante presença na opção dos times brasileiros. "Licenças é um assunto delicado. O que podemos garantir é que sempre buscaremos novas licenças para o jogo", disse Masuda.

O game chega em 2013 com diversas mudanças de jogabilidade, a principal delas o "Controle Total", que permite que o jogador faça passes e dê chutes na altura e posição que desejar, dando mais libertade para o desenvolvimento de jogadas.

As mudanças fazem parte do esforço declarado da Konami de tornar o PES a principal franquia de futebol da próxima geração de consoles. Contudo, se a empresa se movimenta para melhorar seu produto, vê a principal rival, e atual líder do segmento, EA, promover alterações em seu título, o Fifa.

O principal pacote do game neste ano é no modo carreira, visto como o ponto fraco do jogo em relação ao PES. Quando as mudanças foram anunciadas, muitos (entre eles executivos da japonesa) afirmaram que a EA estava copiando a formula do Football Life/Master League, tradicional opção de jogabilidade da rival. Masuda fugiu da polêmica e preferiu salientar as melhorias que fizeram. "Antes de falar do modo carreira do Fifa, nosso modo tem muitos elementos que devem ser destacados. Neste ano, adicionamos opções de treino e desenvolvimento do jogador e time. Mas há muito para fazer no futuro e vamos sempre nos esforçar", afirmou.

Quem é o melhor jogo, quando o assunto é Fifa e PES, desperta debates acalorados entre gamers, mas a franquia que mais dá atenção ao Brasil, até hoje, não gera dúvidas. Apesar de só agora aparecer com as franquias dos clubes fora da Libertadores, PES já contava com narração em português e, em 2012, colocou Neymar na capa ao lado de Cristiano Ronaldo. E se em 2013 Fifa adicionará a narração de Tiago Leifert na versão nacional, Pro Evolution terá o estádio da Vila Belmiro entre suas opções.

No final das contas, só há um vencedor na disputa entre Fifa e PES: o consumidor brasileiro, que cada vez mais vê o País sendo valorizado dentro das franquias do esporte pelo qual é famoso.

PES 2013

Segundo a empresa, no próximo game o jogador terá o controle total da bola. Podendo diminuir a velocidade dela, trocar de pé, dominar de diferentes maneiras, fazer passes de diferentes formas. "Pro Evolution Soccer introduziu um conceito de liberdade de movimento, o PES 2013 vai trazer a liberdade total", diz a empresa.

O jogo será o primeiro da franquia a vir com a opção de manter os passes e chutes em um modo totalmente manual, deixando para o jogador controlar a altura e velocidade com que a bola sai do pé do jogador e chega ao ponto desejado. Outro movimento muito usado que vai ganhar aspecto totalmente manual é o "um, dois", podendo fazer que com o primeiro jogador se desloque em qualquer movimento.

O game irá introduzir os dribles em diferentes velocidades, usando o direcional. O jogo terá novos movimentos, que serão executados de acordo com a rapidez com que o jogador executa o movimento no controle.

Os goleiros também vão ganhar total controle e mais participação no jogo. Eles, por exemplo, poderão repor a bola de forma mais precisa para armar contra-ataques, dependendo de suas habilidades. Os guarda-metas também serão agraciados com a personificação. "Novas maneiras de defesa e reações serão adicionadas. Os melhores goleiros terão seus movimentos característicos", afirmou a empresa.

Os "camisa 1" foram apontados como o principal problema do atual game da franquia, segundo os fãs. O trabalho de melhora dos goleiros do jogo foi feito com a assistência de jogadores da vida real. Profissionais deram sua opinião e ajudaram no desenvolvimento do novo sistema.

O jogo irá ganhar característica de controle de velocidade do time. O jogador vai poder definir se sua equipe tem jogo mais veloz ou se valoriza a posse da bola com comandos no controle.

O próximo jogo também terá sua conectividade com as redes sociais mais trabalhada. Em 2012, a Konami lançou o MyPES, aplicativo que conecta o título ao Facebook.

O game de futebol costuma aplicar pesado na ambientação. Em 2012, o PES teve Neymar na capa, além da narração em português, que falta ao rival Fifa.

Pro Evolution Soccer 2013 chega para Xbox 360 e Playstation 3 no final do ano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade