PUBLICIDADE

Agência Efe expõe em Lima fotos de seus 75 anos de história

20 jan 2015 - 15h50
Compartilhar

A Agência Efe inaugura nesta quarta-feira em Lima (Peru) uma exposição na qual mostrará algumas das melhores imagens de seus 75 anos de história, assim como da modernização das infraestruturas na América Latina nos últimos 25 anos.

A exposição "EFE, 75 anos em fotos e 25 anos construindo a América Latina" conta com momentos históricos tirados do acervo de 15 milhões de imagens da agência espanhola de notícias.

A ampliação do Canal do Panamá, uma das obras de engenharia mais importantes do mundo, a construção do metrô de Lima ou do arranha-céu mais alto do Chile têm um papel destacado na mostra, que poderá ser visitada até 22 de fevereiro no Centro Cultural Ricardo Palma, no bairro de Miraflores.

Essas fotos dividem atenção com outras como a construção de Brasília e as obras de ampliação do porto de El Callao, considerado o mais importante do Peru e um dos maiores do Pacífico na América do Sul.

Com um total de 75 imagens, a mostra também conta a transformação política, social e econômica do Peru e da região ibero-americana na última década.

A exposição, patrocinada pela empresa espanhola FCC, tem fotos de grandes eventos esportivos, sociais e políticos, assim como de personalidades da cultura e da política internacional.

A mostra inclui imagens captadas pela lente dos fotógrafos da EFE que documentaram eventos que deram a volta ao mundo, como o frustrado golpe de Estado que ameaçou a jovem democracia espanhola em 23 de fevereiro de 1981.

Entre as fotos locais estão várias que refletem o rico patrimônio cultural peruano, a gastronomia, seus joias turísticas e a genialidade de ícones como o Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa.

Desde sua fundação, a Agência Efe manteve uma firme aposta na América Latina, como mostra o fato de seu primeiro escritório internacional de correspondentes ter sido aberto em Buenos Aires em 1965. No ano seguinte foi a vez de Lima.

Com mais de 3 mil profissionais distribuídos por todo o mundo que cobrem mais de 120 países, a Efe gera diariamente mais de 5 mil informações em suportes de texto, foto, áudio, vídeo e multimídia.

Em 1995, o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades reconheceu o trabalho de várias gerações de profissionais da Efe e seu esforço para garantir as relações entre Espanha e América Latina.

EFE   
Compartilhar
Publicidade