0

Arcos da Lapa viram tela para instalação carioca de Brian Eno

17 out 2012
17h46
atualizado às 17h54
PAULA BIANCHI
Direto do Rio de Janeiro

Na sexta-feira (19) à noite os arcos da Lapa irão se transformar em uma grande pintura ao vivo, orquestrada pelo ex-tecladista do Roxy Music, Brian Eno. Conhecido pelos seus tempos de rockstar nos anos 1970 e por ser produtor de bandas como U2, Coldplay e David Bowie, o músico vem ao Rio com o iPad debaixo do braço a fim de produzir um "tipo de experiência que a pessoa veja, lembre que tem algo no forno em casa, mas ainda assim não consiga ir embora de tão legal".

A performance faz parte da mostra internacional de arte pública OiR - Outras ideias para o Rio . As imagens serão construídas por Eno em seu iPad durante a projeção a partir de um aplicativo chamado Scape, desenvolvido pelo músico e já à venda na iTtunes Store. Ao todo serão oito projetores focando na parte central dos arcos, produzindo imagens que se transformam em sons a partir do comando do músico.

"O maior problema da Lapa é que o ambiente ao redor é incontrolável", explica Eno, entusiasmado com a resposta das pessoas com a instalação. "Ao ver o lugar, a primeira ideia que tive é que tenho que fazer um tipo de som que faça esse tipo de trânsito soar como música".

Eno diz que é comum que o público que acompanha seus trabalhos passe até seis horas admirando as obras. "As pessoas passam por uma transição, chegam inquietas e depois de um tempo começam a relaxar até ficarem estáticas. Gosto da total entrega".

Acostumado a expor majoritariamente em galerias, o músico, que se considera antes tudo um "artista virtual", diz preferir a exibição ao ar livre. "A audiência que frequenta galerias no geral não entende o meu trabalho. Eles têm uma ideia fixa do que aquilo deve ser e não conseguem assimilar. O público da rua, como o da Lapa, passa e se interessa bem mais".

Batizada de 77 milhões de pinturas , uma vez que as imagens que serão projetadas nos arcos nunca se repetem, a exposição vai de 19 a 21 de outubro, das 19h às 22h. No sábado Eno dará uma palestra gratuita no Circo Voador às 13h sobre o seu processo criativo.

Brian Eno durante coletiva no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17)
Brian Eno durante coletiva no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17)
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade