PUBLICIDADE

Arquiteto Frank Gehry será cenógrafo da Ópera Estatal de Berlim

27 abr 2015 - 17h38
(atualizado às 20h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O arquiteto norte-americano Frank Gehry será o cenógrafo de uma nova produção da ópera de Christoph Gluck "Orfeu e Eurídice" para a Ópera Estatal de Berlim (Staatsoper), anunciou a companhia nesta segunda-feira ao anunciar sua temporada 2015-2016.

Arquiteto Frank Gehry é aplaudido ao receber prêmio Príncipe das Astúrias 2014 em Oviedo. 24/10/2014.
Arquiteto Frank Gehry é aplaudido ao receber prêmio Príncipe das Astúrias 2014 em Oviedo. 24/10/2014.
Foto: Eloy Alonso / Reuters

O diretor musical da Staatsoper, Daniel Barenboim, e o gerente geral, Juergen Flimm, também anunciaram que uma nova produção de "Die Meistersinger von Nurnberg", de Richard Wagner, será a abertura da temporada em 3 de outubro, com Barenboim conduzindo sua vigésima produção de uma obra de Wagner na companhia.

Entre os cantores que vão aparecer na próxima temporada estão Anna Netrebko, Plácido Domingo, René Pape, Waltraud Meier, Sonya Yoncheva, Bejun Mehta, Magdalena Kozená, Rolando Villazon e Jonas Kaufmann, anunciou a Staatsoper em comunicado à imprensa.

Gehry, um dos arquitetos mais famosos do mundo, já se envolveu em projetos de artes no passado, inclusive aparecendo num episódio do seriado cômico "Os Simpsons". Ele também projetou um cenário para um concerto de Mozart "Don Giovanni", em Los Angeles, em 2003.

A ópera de Gluck, do século 18, para a qual ele fará a cenografia, será a principal produção de estreia no festival anual da Staatsoper, Festtage, na Páscoa, afirmou a companhia.

A Staatsoper tem usado o Teatro Schiller, em vez da sua casa habitual na avenida Unter den Linden, que está em reforma, mas vendeu 90 por cento dos assentos na atual temporada, revelou a companhia.

(Reportagem de Michael Roddy)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade