Arte e Cultura

publicidade
01 de agosto de 2012 • 15h43 • atualizado às 15h50

Artistas recriam Turma da Mônica em homenagem a Mauricio de Sousa

Ouro da Casa reúne homenagens dos funcionários da Mauricio de Sousa Produções
Foto: Divulgação
 

O livro Ouro da Casa, homenagem a Mauricio de Sousa, será lançado na Bienal do Livro de São Paulo. Todos os autores da obra, que tem diferentes versões da Turma da Mônica, são colaboradores da Mauricio de Sousa Produções.

A ideia começou a tomar forma em 2009, quando, por ocasião do cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica, teve início, com o livro MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, uma série de publicações em que autores do Brasil inteiro criaram em seu próprio estilo histórias com os personagens de Mauricio.

Essas releituras se tornaram sucesso de público e crítica. Tanto que, nos dois anos seguintes, o projeto foi complementado pelos álbuns MSP + 50 - Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas e MSP Novos 50 - Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas.

Até que os profissionais que trabalham na Mauricio de Sousa Produções também resolveram mostrar as suas versões dos personagens criados pelo chefe. Quase 80 profissionais participaram do livro Ouro da Casa. Desde funcionários antigos, com mais de 50 anos de empresa, até recém-chegados. Entre eles estão Thiago Martins, Romahs, J. Márcio Nicolosi, João Marcos e Giba Valadares.

Além das releituras dos principais personagens, há homenagens aos profissionais mais antigos da casa, menções a grandes autores que passaram pela empresa e "extras", que poderão ser conferidos num hotsite que será lançado ao mesmo tempo que o livro.

O nome do livro foi sugerido logo quando a ideia de publicá-lo surgiu, em 2010, pelo próprio Mauricio, e é uma brincadeira com a expressão "prata da casa", uma referência aos maiores talentos de uma empresa.

Terra Terra