PUBLICIDADE

Atriz de 'Tapa na Pantera' é homenageda do Prêmio Shell

16 mar 2011 - 15h54
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Elisangela Roxo
Direto de São Paulo

A atriz Maria Alice Vergueiro, 76 anos, foi a grande homenageada do 23º Prêmio Shell na noite desta terça-feira (15) em São Paulo. A artista, mais conhecida entre os menores de 30 anos como a Helena do hit do YouTube Tapa na Pantera, apareceu na cerimônia em uma cadeira de rodas.

"Onde foi que eu acertei?", indagou brincando Maria Alice ao receber o prêmio. O espetáculo As três Velhas, que ela dirigiu e atuou no ano passado, também teve o ator Luciano Chirolli eleito melhor ator pelo júri do Shell.

Descrita como "paladina do teatro", Maria Alice estreou em 1962 na montagem de A Mandrágora, escrita por Nicolau Maquivel no século 16, sob a direção de Augusto Boal, um grande diretor do teatro brasieiro, que morreu em 2009. Ela também fez a mítica montagem-manifesto de O Rei da Vela do Teatro Oficina, com o diretor José Celso Martinez Corrêa, em 1967.

"Eu adoro estar em cena e tive que fazer no palco o que acontece na vida real", contou sobre sua personagem em As Três Velhas, do chileno Alejandro Jodorowsky.

A peça conta a história duas marquesas octogenárias que vivem numa mansão em ruínas, vigiadas pela criada centenária Garga. Uma era Melissa, interpretada por Chirolli, e a outra, Graça, ganhava vida na interpretação de Pascoal da Conceição, conhecido pelo papel de Doutor Abobrinha, na série infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

Maria Alice era Garga e entrava em cena na cadeira de rodas. "Só assim pude enfrentar isso que vocês estão vendo", desabafou a atriz sobre a dificuldade motora. Ela lembrou o início da sua carreira durante o discurso. "O TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) que me colocou no caminho do teatro. Hoje estou aqui com minha filha, minha neta e meu sobrinho."

Sem tirar o sorriso do rosto, a homenageada assistiu a um clipe com grandes momentos de sua trajetória na televisão, no cinema e no teatro. Não faltaram trechos de Tapa na Pantera no telão. O vídeo no YouTube já foi visto mais de 44 milhões de vezes. "Até sempre", se despediu do público da cerimônia.

Maria Alice Vergueiro recebeu homenagem pela carreira no teatro
Maria Alice Vergueiro recebeu homenagem pela carreira no teatro
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade