PUBLICIDADE

Cavalgada tradicional reúne 200 vaqueiros na Paraíba

24 jun 2013 - 10h39
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Vestidos com gibão (casaco típico) e chapéus de couro, mais de 200 vaqueiros participaram da 1ª Cavalgada de São João na Paraíba. Peões de várias idades mantiveram essa tradição, como indica a grande quantidade de crianças acompanhando os pais no percurso de quase sete quilômetros do município de Lagoa Seca até Campina Grande. O garoto Jailton Araújo, de 7 anos, montado em um minipônei, acompanhou o pai, Arlindo Francisco Filho, que disse que o filho cavalga com ele desde muito pequeno.

Eles chegaram à catedral de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campina Grande, tendo à frente integrantes da Cavalaria da Polícia Militar e, logo atrás, o bispo dom Manoel Delson, também montado em um cavalo. No pátio da catedral, o bispo abençoou todos os vaqueiros, desejando que eles sejam contemplados com saúde, paz e, como é o desejo de todos, chuvas abundantes. Antes da chegada da cavalgada, foi celebrada pelo padre Márcio Henrique uma missa dedicada aos homens do campo – homens, como ele definiu, cheios de bravura e esperança.O religioso pediu que todos agradecessem pelas chuvas que já começaram a chegar à região.

Na véspera do Dia de São João, a imagem do santo mais comemorado pelos nordestinos durante os festejos juninos permaneceu no altar durante toda a celebração, recebendo a adoração dos devotos, que lotaram a catedral. Na missa, além dos cânticos religiosos tradicionais, foram cantadas algumas músicas que homenageiam e contam histórias de vaqueiros, como "A morte do vaqueiro", de Luiz Gonzaga.

A cavalgada de domingo fez parte das festas juninas de Campina Grande, autointituladas o maior São João do Mundo, e foi promovida pela prefeitura em parceria com a diocese local, dentro do projeto Fé e Cultura, que visa ressaltar os aspectos religiosos dos festejos juninos.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade