PUBLICIDADE

Comediante acusa YouTube de censura após piada com gordos

Nicole Arbour postou um vídeo chamado Queridas pessoas gordas e, segundo a BBC apurou, teve o canal suspenso devido a denúncias de usuários

10 set 2015 - 05h56
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Comediante canadense fez vídeo tirando sarro de pessoas gordas
Comediante canadense fez vídeo tirando sarro de pessoas gordas
Foto: BBC Brasil / Divulgação

Uma comediante que fez piadas sobre pessoas obesas acendeu uma polêmica sobre censura no YouTube, depois de afirmar que teve seu canal suspenso pelo site. Nicole Arbour postou um vídeo chamado Queridas pessoas gordas, no qual ridicularizava pessoas acima do peso.

Siga Terra Diversão no Twitter

Ela alega ter sido censurada após ter seu canal suspenso – enquanto outros a acusam de ter deletado seu próprio canal para conquistar simpatia e notoriedade. A BBC apurou, porém, que o canal foi suspenso automaticamente por causa do grande número de denúncias de usuários do YouTube. Depois das reclamações, o canal de Arbour foi restaurado.

'Gordofobia'

Nicole Arbour é uma comediante canadense que usa o YouTube e o Facebook para divulgar vídeos curtos para os seus seguidores – atualmente, mais de 500 mil pessoas acompanham o seu trabalho nesses canais.

Em um vídeo polêmico, que foi visto mais de 21 milhões de vezes, Arbour descreve encontros com pessoas gordas. "Gordofobia não é algo que existe. Os gordos inventaram isso. Se nós ofendemos tanto vocês a ponto de fazer vocês perderem peso, não vejo problemas nisso. Vocês estão se matando", diz ela no vídeo.

Após a publicação do vídeo no YouTube, Arbour enfrentou uma onda de críticas nas redes sociais.

Polêmica

Cantora Meghan Tonjes disse que o vídeo era 'prejudicial'
Cantora Meghan Tonjes disse que o vídeo era 'prejudicial'
Foto: BBC Brasil / Divulgação

Whitney Way Thore, estrela do reality show americano , disse que a gordofobia era "parte de um problema maior, que seria a vergonha do corpo", algo que todo mundo no planeta, segundo ela, já sentiu. "Você não pode comentar a saúde, o físico ou outra coisa de alguém apenas pelo que vê nessa pessoa", disse ela.

A cantora Meghan Tonjes afirmou que o vídeo era "prejudicial" e comentou: "Eu sei como é ser uma adolescente e ver algo desse tipo".

Já o vlogger skagg3 defendeu a comediante e o direito de livre expressão. "Valorizo a troca livre de ideias mais do que eu valorizo os meus sentimentos pessoais."

Depois da polêmica, Arbour postou outro vídeo no YouTube dizendo não se importar com o fato de suas piadas terem ofendido algumas pessoas.

Grace Helbig, comediante e atriz com mais de 2 milhões de seguidores no YouTube, disse que os comentários da comediante foram "malvados": "a comédia pode ser uma ferramenta muito poderosa. Espero que possamos usar isso de uma maneira mais respeitosa. Eu gostaria que a gente pudesse apenas respeitar uns aos outros como seres humanos". "Quanto mais você diz o que que quer sem se preocupar com os sentimentos das pessoas, menos te considero uma comediante, apenas te vejo como uma pessoa malvada", acrescentou.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade