PUBLICIDADE

“Tem que sair do convencional”, diz Andrea Thomioka, do CCSP

Novo edital de dança distribui até R$ 20 mil por projeto com a intenção de mudar a relação do Centro Cultural São Paulo com seu público

20 abr 2015 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

Exatamente em cima da estação Vergueiro do metrô, na região central da capital paulista, está situado o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Além de ícone arquitetônico da cidade, o prédio atrai um público diversificado com múltiplos interesses, desde música à literatura. E é por isto que um novo edital de dança pretende estimular o diálogo entre a diversidade.

<p>Além de gestora, Andrea Thomioka é também bailarina. Já fez parte do elenco do Balé da Cidade de São Paulo e da Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo, de Lisboa</p>
Além de gestora, Andrea Thomioka é também bailarina. Já fez parte do elenco do Balé da Cidade de São Paulo e da Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo, de Lisboa
Foto: João Mussolin / Divulgação

Até o dia 30 de maio, artistas poderão apresentar propostas individuais ou coletivas para a seleção no projeto “Dança CCSP em Site Specific”. O orçamento para cada projeto pode chegar a até R$ 20 mil.

Segundo Andrea Thomioka, responsável pela programação de dança do Centro Cultural, os criadores interessados precisam estar atentos à escolha do local. “Tem que sair do convencional. Queremos obras criadas especialmente para o CCSP”, explica.

O conceito de site specific tem origem nas artes plásticas. Significa a criação de uma obra de arte que só existe em um determinado lugar. “Nossa arquitetura é fantástica”, destaca a curadora, orientando que é fundamental que as propostas promovam uma nova relação com o público do CCSP. 

O edital aceitará qualquer modalidade da dança. “Os artistas precisam diferenciar o que é dançar em um lugar diferenciado do que é criar para um espaço específico”, complementa Andrea. 

A mostra das criações selecionadas será de 26 a 29 de novembro. Mas os vencedores devem ser anunciados em julho.

Novos rumos

Na curadoria de dança desde novembro do ano passado, Andrea conta que o CCSP preparou muitas novidades para 2015, especialmente com a realização de atividades que conectam diferentes linguagens artísticas e promovem a acessibilidade.

“Estamos em um espaço da Prefeitura com itens de acessibilidade, como piso tátil e biblioteca braile. Nossa vocação é atender a todos os públicos”, explica. Entre as atividades, sua equipe se prepara para oferecer programação de dança com audiodescrição para deficientes visuais.

Além do edital, atualmente o CCSP está com apresentações em cartaz, realiza encontro de artistas e grupo de estudos com especialistas em dança. Também recebe a companhia Discípulos do Ritmo em residência artística para o desenvolvimento de obra inédita.

CCSP Dança em Site Specific

Até 30 de maio

www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP_editais

CCSP Dança em Diálogo

Até 1º de dezembro

Grátis

“Partilha do Sensível”

28 de abril, às 19h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade