PUBLICIDADE

Estátuas gregas de homens nus são censuradas em exposição no Catar

25 abr 2013 - 01h35
(atualizado às 01h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas estátuas, esculpidas para Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, foram retiradas de uma exposição no Catar após uma medida contra nudez do Ministério da Cultura do país.

Duas peças foram devolvidas a museus gregos
Duas peças foram devolvidas a museus gregos
Foto: AFP

A mostra "Olympia: Mito - Culto - Jogos" está em exibição em Doha desde o fim de março, mas, apenas recentemente, se tornou público que duas peças foram censuradas.

"As estátuas já voltaram para a Grécia. Os organizadores queriam cobri-las com um pano negro, então elas nunca foram exibidas. Nós as devolvemos para os gregos no último dia 19 de abril", informou uma fonte do Ministério da Cultura do Catar à AFP. 

As duas obras retratam atletas nus, prática comum na Grécia Antiga. A exibição dos órgãos genitais, porém, enfrentou resistência pelos costumes islâmicos do país do oriente Médio.

Costas Tzavaras, ministro da Cultura grego, participou da abertura da exposição, em Doha, no dia 27 de março, e declarou que o evento abre "uma ponte de amizade" entre os dois países. Segundo os organizadores, 600 peças foram cedidas por três museus gregos para compor a mostra, que dura até o dia 30 de junho.

Em janeiro, o governo do Catar, país com maior PIB per capita do mundo, oficializou o investimento de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 2,6 bilhões) para ajudar na recuperação da economia grega.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade