0

Ex-pintor oficial da Olimpíada, LeRoy Neiman morre nos EUA

21 jun 2012
02h43
atualizado em 22/6/2012 às 10h46

O pintor e desenhista americano LeRoy Neiman, conhecido por retratar esportes e eventos musicais com traços modernistas, morreu na noite desta quarta-feira, aos 91 anos, de causas naturais, no Hospital Presbiteriano de Manhattan, em Nova York. No último dia 8, quando completou aniversário, o histórico artista lançou sua biografia All Told. Sua última obra, uma bola de golfe multicolorida de 1,2 m de altura, encerrada em abril, foi à exposição pela primeira vez em Chicago pouco antes do anúncio da morte.

As cores vibrantes dos quadros de Neiman encantaram o Comitê Olímpico Internacional, que o contratou para a equipe oficial das Olimpíadas entre os Jogos de Munique (1972) e Los Angeles (1984). Entre outros eventos esportivos que retratou em seus quadros, estão o Super Bowl, torneios de golfe e de tênis.

Famoso pelo longo bigode, o pintor frequentava programas de televisão americana, onde fazia caricaturas ao vivo de celebridades, como o boxeador Muhammad Ali e o cantor Frank Sinatra. Entre outros trabalhos, foi colaborador da Playboy.

De ascendência turca e sueca, Neiman nasceu em Minnesota nos difíceis anos da crise econômica conhecida como Grande Depressão, e foi abandonado pelo pai ainda na infência. Começou a publicar desenhos nos anos 40, após ter servido o exército americano na Segunda Guerra Mundial.

LeRoy Neiman, em foto de 2007, com retrato de Muhammad Ali ao fundo
LeRoy Neiman, em foto de 2007, com retrato de Muhammad Ali ao fundo
Foto: AP
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade