PUBLICIDADE

Exposição no MAM apresenta artista português inédito no País

Com influências da filosofia alemã, Rui Chafes, um dos melhores escultores portugueses da atualidade, traz ao Brasil obras ainda desconhecidas

25 abr 2013 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
A Tua Voz, uma das obras de Chafes na exposição
A Tua Voz, uma das obras de Chafes na exposição
Foto: Divulgação

No ano de Portugal no Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio apresenta ao público brasileiro a obra do artista português Rui Chafes. A partir de hoje, o Espaço Monumental do Museu recebe 87 obras inéditas no país. Dividida em sete salas, traz ao país obras que pertencem a acervos públicos e privados de Portugal, da Espanha e também da coleção pessoal do artista. Além de trabalhar o ferro, Rui Chafes trabalha também com palavras (é tradutor de alemão) e de acordo com o curador da exposição Marcio Doctors, é fácil identifica a influencia de Nietzche no trabalho do artista.

A exposição leva o nome de Carne Misteriosa, e segundo Doctors, é porque a obra de Chafes passa da dureza do Ferro à sentidos que só a palavra é capaz de alcançar. “A forma não lhe basta. Suas esculturas são módulos de pensamentos, catalisadores e que transmitem força” afirma. Quem for ver a exposição vai ver obras no chão, suspensas presas ao teto. Uma delas “Um Sopro dolorosamente suave” mede 7 metros e pesa 400 Kg, e é composta por duas bolas de ferro, sustentadas por uma malha de ferro. A obra de Chafes é apresentada com poesias do poeta alemão Novalis, cujas obras foram traduzidas em Portugal pelo artista.

Museu de Arte Moderna do Rio

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo

Abertura: 25 de abril até 16 de Junho

Horário: De terça a sexta das 12h às 18h, Sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.

Ingresso: R$ 12 (Estudante e maiores de 60 anos pagam R$ 6)

 
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade