PUBLICIDADE

Filme cria experiência virtual que simula um estupro

Exibido no Festival de Sundance, 'Perspectiva; Capítulo 1; A Festa' leva o espectador para dentro da cena de agressão

26 jan 2015 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em <em>A Festa</em>, o espectador se coloca no lugar da vítima e do agressor</p>
Em A Festa, o espectador se coloca no lugar da vítima e do agressor
Foto: Sundance / Divulgação

Um dos projetos mais inovadores do Festival de Cinema de Sundance, o filme Perspectiva; Capítulo 1; A Festa tem uma proposta diferente: tirar o público do papel de mero espectador e colocá-lo dentro de uma cena em que dois garotos violentam uma menina durante uma festa de faculdade. A criação da cineasta Rose Troche e do especialista em efeitos gráficos Morris May consiste em um filme de cinco minutos, que deve ser assistido com óculos de realidade virtual.

Siga Terra Diversão no Twitter

Na trama, os espectadores podem acompanhar dois pontos de vista diferentes, o da menina que sofre a agressão e o de um dos agressores. A trama acontece durante uma festa, onde os dois garotos encontram uma estudante insconsciente e decidem se aproveitar da situação, depois de se certificar de que ela não tem como resistir. Todas as cenas foram gravadas em uma casa com atores que nunca tinham trabalhado em algo semelhante antes.

"Esse [projeto] é quando a consciência social e a narrativa cinematográfica podem interagir", disse Rose Troche em entrevista ao Buzzfeed norte-americano. Seu parceiro na empreitada, um veterano dos efeitos especiais, teve a mesma motivação para criar a experiência virtual: "[Tenho] 25 anos de destruição de prédios e explosões. Então foi muito importante fazer algo que possa realmente ter um impacto social".

Alguns espectadores que já puderam experimentar A Festa admitiram sentir um enorme desconforto ao "participar" do filme como um dos personagens. A relevância do projeto, no entanto, ficou clara para os espectadores, pois todas as críticas são unânimes em dizer que o curta-metragem não abre espaço para uma discussão sobre a violência se tratar de um crime.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade