PUBLICIDADE

Grupo português quer 'roubar' Carmen Miranda do Brasil

30 jan 2015 - 09h26
Compartilhar

Ao longo desta e da próxima semana, a BBC Brasil apresentará novos artistas da cena musical de Lisboa. O jornalista Rodrigo Pinto foi à capital portuguesa para investigar por que há tanto interesse internacional na música produzida na cidade.

Os artistas destacados ajudaram a renovar e atrair atenção para gêneros como fado, kuduro e até rock’n roll.

O Real Combo Lisbonense é uma banda criada sob inspiração da Orquestra Imperial, famosa por seus bailes carnavalescos no Rio de Janeiro.

O mais recente disco do Real Combo Lisbonense, Saudade de Você, reúne canções de Carmen Miranda, portuguesa que conheceu o sucesso no Brasil – e, mais tarde, em Hollywood, onde estrelou dez filmes.

"Estava lendo uma biografia de Carmen, e começa com a descrição da aldeia onde ela nasceu, no Norte de Portugal. Ao ler isso tive um clique: isto tem a ver conosco, isto é português, a Carmen Miranda também é portuguesa", conta João Paulo Feliciano, artista visual e fundador do Real Combo Lisbonense.

Feliciano pesquisou o repertório de mais de 300 canções da 'pequena notável'.

"Era quase um absurdo que nunca ninguém tivesse pegado no repertório dela e que ela estivesse esquecida na terra em que nasceu."

Com o Real Combo, as canções de Carmen ganharam acentos africanos e toques tropicalistas.

À frente do RCL, Feliciano concentra seus dois trabalhos artísticos em um enorme galpão a dez minutos do centro de Lisboa.

Ali, comanda o grupo em ensaios e gravações e também recebe jovens músicos, que fazem parte do selo Pataca Discos, outra das atividades iniciadas por ele.

O Real Combo Lisbonense já se apresentou no Brasil, em um show com a Orquestra Imperial, no Circo Voador, Rio de Janeiro.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade