Arte e Cultura

publicidade
17 de outubro de 2011 • 09h43 • atualizado às 10h50

Maior exposição com obras de Picasso acontece na China

A maior exposição de obras de Pablo Picasso já organizada na China será inaugurada na noite desta segunda-feira (17) em Xangai
Foto: Reprodução

A maior exposição de obras de Pablo Picasso já organizada na China será inaugurada na noite desta segunda-feira (17) em Xangai, onde serão apresentadas 48 pinturas do artista durante três meses.

As obras, que procedem essencialmente do Museu Picasso de Paris, fechado por mais de dois anos por trabalhos de restauração, são apresentadas no Pavilhão China da exposição universal realizada durante seis meses em 2010 nesta megalópole do leste chinês.

Além das pinturas, também serão apresentados ao público chinês sete esculturas e outros sete desenhos de um dos fundadores do cubismo.

Há muito tempo "tentamos buscar a forma de montar uma exposição na China", explicou à AFP Anne Baldassari, curadora do Museu Nacional Picasso, presente em Xangai para a inauguração.

"É uma maneira para nós de educar duas ou três gerações entre o público chinês", acrescentou.

A exposição cobre a longa carreira artística de Picasso, desde uma obra criada quando tinha 14 anos a outra pintada pouco antes de sua morte, em 1973.

As obras apresentadas em Xangai foram expostas anteriormente em Taipé. O Museu Picasso está buscando um local de exposição em Pequim. Posteriormente, a coleção será exposta em outras cidades da Ásia, explicou Baldassari.

AFP