0

Morre aos 84 anos o escultor americano John Chamberlain

23 dez 2011
00h02
atualizado às 02h36

O artista americano John Chamberlain, famoso por suas esculturas feitas com metal retorcido, morreu em Nova York aos 84 anos, informou nesta quinta-feira a galeria Gagosian.

Chamberlain, nascido em 16 de abril de 1927 em Rochester (Indiana), faleceu na quarta-feira em Manhattan, indicou a mensagem publicada no site da galeria nova-iorquina, que o representava desde este ano.

"John Chamberlain pôs sua marca indelével na história da arte no século XX. Foi uma figura espetacular que tomou para si a ferocidade da arte americana de meados do século e não teve rival em sua adaptação de materiais incríveis para suas esculturas", assegurou Larry Gagosian.

Segundo a galeria Gagosian, Chamberlain foi um personagem à altura da expressividade e do valor de sua obra, na qual experimentou constantemente novos materiais e processos ao longo de cinco décadas de carreira.

Durante esse tempo, o escultor organizou mais de 100 exposições sozinho no mundo todo, desde a primeira, no Museu Guggenheim de Nova York em 1971, até a última retrospectiva, que a mesma instituição deve inaugurar em fevereiro de 2012.

Em maio, sua escultura de metal prensado "Nutcracker" foi vendida pelo valor recorde de US$ 4,78 milhões em um leilão da casa Sotheby's em Nova York.

Chamberlain posa para fotógrafo em seu estúdio em maio deste ano
Chamberlain posa para fotógrafo em seu estúdio em maio deste ano
Foto: AP
EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade