PUBLICIDADE

Mostra de Frida Kahlo tem recorde e 'excursão virtual' no PR

Exposição reúne 240 fotografias do acervo pessoal da pintora mexicana em Curitiba

9 ago 2014 - 09h09
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mostra inédita no Brasil sobre Frida Khalo, que reúne 240 fotos do acervo pessoal da pintora mexicana, tem gerado filas na porta do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, no Paraná, chamando a atenção não apenas dos moradores da cidade, como também de outras regiões.  

‘Frida Khalo – As Suas Fotografias’ alcançou recorde de público do museu em uma inauguração, com a presença de 1,2 mil pessoas na abertura da exposição, realizada no dia 17 de julho. Para poder atender melhor a grande demanda, o MON precisou tomar algumas medidas para a visitação, restringindo o acesso a 150 pessoas por vez e encerrando as vendas de ingressos às 17h, meia hora antes do horário previsto, caso haja um fluxo maior que o recomendado. 

No último domingo, dia 3, a curitibana Raissa Santos tentou conferir as imagens de Frida Khalo, porém desistiu pelo grande número de pessoas que aguardavam para ver a mostra. “A fila estava dando voltas e não quis encarar”, contou. Mas a estudante de 20 anos, que já é frequentadora do espaço, disse que não desanimou e que pretende ir durante a semana, quando acredita que estará mais vazio. “Admiro a arte dela, é impactante e faz com que as pessoas reflitam sobre a vida”, afirmou.

Como a mostra é inédita no País e ficará apenas em Curitiba, o evento tem atraído pessoas que também moram fora da cidade e que pensam em viajar até a capital paranaense apenas para conferir o acervo pessoal da mexicana. 

Mariane Barbosa, 25, é moradora da cidade de Cajamar, em São Paulo, e está organizando uma excursão para visitar o MON por meio de rede social. “Gosto muito da Frida, seu modo de pensar, vestir, a forma como ela expressava sua dor e felicidade em seus quadros e fotografias”, disse. Além disso, Mariane faz parte de grupos feministas e ressalta que Frida é um ícone muito importante para o movimento. “Poderemos vê-la além de seus quadros”, complementou. Embora conhecedora de Frida Khalo, a paulista admite que as redes sociais a influenciaram a ir a Curitiba. “Fico cada vez mais empolgada vendo as postagens de pessoas que já visitaram e adoraram”, contou.

<p>Inauguração da exposição sobre Frida Kahlo teve a presença de 1,2 mil pessoas </p>
Inauguração da exposição sobre Frida Kahlo teve a presença de 1,2 mil pessoas
Foto: Kraw Penas

Apesar da exposição fugir do eixo mais tradicional Rio de Janeiro – São Paulo, a diretora cultural do MON, Estela Sandrini, ressalta que não houve receio de baixo público com o evento. “O espaço tem se tornado uma referência em artes visuais no País, rota das grandes exposições nacionais e internacionais”, disse.

Quase 20 mil pessoas já tinham passado pelo espaço para conferir as fotografias de Frida até o dia 27 de julho. Os maiores números registrados pelo Museu Oscar Niemeyer em visitas foram alcançados nas exposições ‘Múltiplo Leminski’, que recebeu 190 mil pessoas entre 2012 e 2013, e ‘A Magia de Escher’, que atingiu um público de 200 mil pessoas em 2013.

A mostra segue até o dia 2 de novembro na sala 3 do Museu Oscar Niemeyer. Anexo ao espaço, também é exibido um documentário sobre a vida da artista chamado ‘Natureza ferida. Memória viva de certos dias’, com quase 27 minutos de duração. 

Serviço: 

‘Frida Kahlo – As Suas Fotografias’

Até 2 de novembro de 2014

Local: Museu Oscar Niemeyer – Sala 03

Endereço: rua Marechal Hermes, nº 999 – Centro Cívico – Curitiba/ PR

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade