PUBLICIDADE

Mural de Banksy sobre escândalo de espionagem digital é alvo de vandalismo

1 ago 2014 - 18h29
Compartilhar

Uma obra do grafiteiro Banksy que havia sido pintada na parede de uma casa em Cheltenham, na Inglaterra, foi pichada.

Criada em abril, a obra mostra homens "espionando" uma cabine telefônica que fica a pouco menos de cinco quilômetros da agência de inteligência do governo britânico, a GCHQ.

Banksy, cuja identidade nunca foi revelada oficialmente, é conhecido por seus desenhos de conotação política em edifícios da Grã-Bretanha e em outras partes do mundo, chegando até mesmo à barreira israelense na Cisjordânia.

Moradores locais deram início à limpeza da obra, mas especialistas devem completar o trabalho neste sábado. Uma camada de acrílico será aplicada sobre a obra para protegê-la.

A polícia local disse que uma investigação está em curso e pediu que qualquer um que tenha testemunhado o ato de vandalismo entre em contato.

Campanha

Uma campanha estava em curso para manter o trabalho criado por Banksy na esquina da Fairview Road e da Hewlett Road. Os donos da casa que havia sido pintada disseram que a haviam vendido, operários chegaram para removê-la.

No mês passado, o conselho do bairro havia emitido uma notificação para prevenir que a obra fosse retirada do local.

No início desta semana, foi anunciado que estava quase fechado um acordo para manter o mural "Spy Booth" na cidade, depois de uma campanha para levantar fundos para comprá-lo.

O empresário Hekmat Kaveh, que havia concordado em pagar uma quantia não divulgada pelo mural para mantê-lo no local, disse estar confiante de que ele pode ser salvo.

"Acredito que a tinta original tinha uma espécie de componente anti-pichação e um outro produto para prevenir danos desse tipo foi aplicada sobre ela", afirmou Kaveh.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade