PUBLICIDADE

Peça espanhola sobre Picasso abre Festival de Teatro de Curitiba

28 mar 2012 - 14h43
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Com a apresentação para convidados do espetáculo espanhol Los Pájaros Muertos, foi aberta na noite de terça-feira (27) a 21ª edição de Festival de Teatro de Curitiba. Até o dia 8 de abril, serão mais de 400 espetáculos apresentados em 72 diferentes locais da capital paranaense.

"Desde 1992, realizamos esse evento para celebrar o aniversário de Curitiba (29 de março). As pessoas mudaram nesses 20 anos, as formas de comunicação mudaram, a forma de fazer arte mudou, mas esse desejo de trazer a cultura para a rua e aproximar o cidadão curitibano do teatro permanece", disse o organizador do Festival, Leandro Knopfholz, que lembrou os modestos números da primeira edição: 15 espetáculos em seis espaços cênicos.

Para a peça de abertura, a curadoria do festival selecionou um dos dois espetáculos internacionais em cartaz na Mostra Oficial. Los Pájaros Muertos conta - com música, dança e interpretação - a história de um dos maiores artistas do século XX, Pablo Picasso, e sua visão do mundo nos 92 anos em que viveu. O artista viu duas guerras mundiais, o franquismo e o auge da produção intelectual do século. "Os pássaros mortos são justamente todas as pessoas importantes que passaram pela vida de Picasso e morreram antes dele", conta o diretor do espetáculo, Marcos Morau. Na peça, todos esses "pássaros" são citados, como pessoas que influenciaram a vida e a arte de Picasso: nomes como Marilyn Monroe, Sigmund Freud, Adolf Hitler, Martin Luther King, Mahatma Gandhi e os brasileiros Tarsila do Amaral, Graciliano Ramos e Getúlio Vargas, entre outros.

O espetáculo satiriza os costumes espanhóis da época, especialmente em cinco pontos: as mulheres, as touradas, Barcelona, a igreja e a guerra, sátiras semelhantes às que Picasso costumava pintar. "É bem exagerado mesmo, quase uma caricatura", disse a atriz e assistente de direção Tanya Beyeler.

Questionado sobre como contar a vida de Picasso em apenas 50 minutos, Morau disse que o espetáculo é "um bombardeio de ideias" e comparou: "ele não conseguiu resumir uma guerra em uma única tela? Essa é a graça da arte".

Pela primeira vez apresentando fora da Espanha, Morau disse estar ansioso para saber a reação do público brasileiro. "Tem elementos muito característicos da cultura espanhola, que talvez fique difícil de ser percebido. Mas a essência da peça atinge todos, pois é Pablo Picasso, é o flamenco, as touradas, as mulheres, a relação dele com a França, que todos conhecem", disse.

Los Pájaros Muertos é o único espetáculo gratuito da Mostra Oficial do Festival. A peça será apresentada ao público nesta quarta-feira (28), às 20h, numa arena montada no Bebedouro do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba.

'Los Pájaros Muertos' conta a trajetória de vida de Pablo Picasso
'Los Pájaros Muertos' conta a trajetória de vida de Pablo Picasso
Foto: Daniel Sorrentino / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade