Arte e Cultura

publicidade
24 de setembro de 2012 • 22h37 • atualizado às 23h03

Prêmio São Paulo de Literatura anuncia obras vencedoras

Suzana Montoro foi premiada com a obra %u2019Os hungarês%u2019 como o melhor livro do ano de autor estreante, no Prêmio São Paulo de Literatura
Foto: Divulgação
 

Os escritores Bartolomeu Campos de Queirós e Suzana Montoro foram anunciados, nesta segunda-feira (24), no Museu da Língua Portuguesa, como os vencedores da quinta edição do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.

Morto em janeiro deste ano, Bartolomeu foi o vencedor in memoriam da categoria Melhor Livro do Ano, com o livro Vermelho Amargo, considerado "inesquecível" pelo júri. Já Suzana Montoro recebeu o prêmio da categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante, com Os hungarês, um texto que se destacou pela linguagem fluente e sensível.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura é inspirado no britânico Booker Prize, focado especificamente em romances. O objetivo é valorizar a produção literária, estimular novos autores e, principalmente, incentivar a leitura. Trata-se, ainda, do prêmio literário brasileiro com o maior valor oferecido aos escritores: R$ 200 mil para cada vencedor. Atendendo ao regulamento, o prêmio destinado a Bartolomeu Campos de Queirós será entregue a seus herdeiros legais.

Terra Terra