0

Réplicas do Touro Bandido roubam a cena no 'Cow Parade'

15 mar 2010
11h05
atualizado às 12h48

Na madrugada desta segunda-feira (15), duas réplicas do Touro Bandido, conhecido por seu instinto indomável e pela participação na novela América, foram colocadas em posição de acasalamento com duas vacas da exposição Cow Parade.

Touro Bandido invade 'Cow Parade' em São Paulo
Touro Bandido invade 'Cow Parade' em São Paulo
Foto: Divulgação

As obras do artista Eduardo Srur questionam a arte internacional, pois não vê relação entre a vaca e a cidade de São Paulo. Com as réplicas do touro, ele tenta resgatar o imaginário nacional com o animal que se tornou lenda nacional.

"A vaca é passiva e domesticável, mas mesmo assim ela invade as ruas da cidade. O touro se apropria dela, pois faz parte de sua natureza indomável", disse Srur.

O protesto do artista não é o primeiro em relação ao Cow Parade. Em 2004, na cidade de Estocolmo, um grupo de artistas sequestrou uma vaca e pediu como resgate uma declaração assinada dos organizadores da exposição assumindo que não se tratava de um evento de arte.

Na semana passada, a prefeitura de São Paulo mandou retirar 20 vacas das ruas que representavam as marcas de seus patrocinadores. "Eram vacas publicitárias. Nessa história o papel do artista fica distorcido. Qualquer um que comprar uma vaca pode pintá-la e se tornar um artista? A vaca ficou estéril e o touro cria uma inseminação artística nela", declarou Srur.

As réplicas do Touro Bandido estão expostas na Av. Paulista e no cruzamento das Avenidas Faria Lima e Cidade Jardim.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade