PUBLICIDADE

São José do Rio Preto inaugura 2º maior teatro do interior de SP

21 jun 2012 - 10h47
(atualizado às 10h55)
Compartilhar

Laís Machado
Direto de São José do Rio Preto

Depois de três anos em obras, será inaugurado nesta quinta-feira (21), em São José do Rio Preto (SP), o Teatro Municipal Paulo Moura, no prédio da Swift, localizado às margens da Represa Municipal. O espaço, que conta com dois pisos e capacidade de 954 lugares, é considerado o segundo maior do interior do Estado de São Paulo.

São 954 poltronas e 14 espaços para cadeirantes. O palco tem formato semicircular, possui 22 metros de profundidade e raio de 11 metros. No primeiro piso são 671 poltronas e no superior 269.

Segundo informações do Secretário Municipal de Comunicação Social, Deodoro Moreira, o teatro pode ser utilizado não apenas para apresentações artísticas, mas também para congressos, pois é dotado de cabine de tradução simultânea, além de um palco que permite apresentação de orquestras. O investimento total na obra foi na casa dos R$ 7,5 milhões. A estreia do novo teatro será durante o Festival Internacional de Teatro (FIT), que acontece de 4 a 14 de julho.

Paulo Moura

Paulo Moura nasceu em 1932, em São José do Rio Preto. Ainda criança, aos nove anos de idade, pede para estudar música e ganha a primeira clarineta de seu pai. Aos 12 anos, começa a tocar no conjunto do pai, realizando os primeiros solos.

Em 1947, já morando no Rio de Janeiro, dedica-se à música, estudando clarineta e teoria musical com um dos mais conceituados clarinetista e saxofonista da época, João Batista.

A partir dos anos de 1950, começa a trabalhar profissionalmente com a música, contratado como primeiro saxofonista solista da Orquestra de Oswaldo Borba. Paulo Moura faleceu em 2010, vítima de câncer.

O Teatro Municipal Paulo Moura, no interior do Estado, receberá espetáculos e congressos
O Teatro Municipal Paulo Moura, no interior do Estado, receberá espetáculos e congressos
Foto: Ricardo Boni / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade