7 eventos ao vivo

São José do Rio Preto inaugura 2º maior teatro do interior de SP

21 jun 2012
10h47
atualizado às 10h55

Laís Machado
Direto de São José do Rio Preto

Depois de três anos em obras, será inaugurado nesta quinta-feira (21), em São José do Rio Preto (SP), o Teatro Municipal Paulo Moura, no prédio da Swift, localizado às margens da Represa Municipal. O espaço, que conta com dois pisos e capacidade de 954 lugares, é considerado o segundo maior do interior do Estado de São Paulo.

São 954 poltronas e 14 espaços para cadeirantes. O palco tem formato semicircular, possui 22 metros de profundidade e raio de 11 metros. No primeiro piso são 671 poltronas e no superior 269.

Segundo informações do Secretário Municipal de Comunicação Social, Deodoro Moreira, o teatro pode ser utilizado não apenas para apresentações artísticas, mas também para congressos, pois é dotado de cabine de tradução simultânea, além de um palco que permite apresentação de orquestras. O investimento total na obra foi na casa dos R$ 7,5 milhões. A estreia do novo teatro será durante o Festival Internacional de Teatro (FIT), que acontece de 4 a 14 de julho.

Paulo Moura
Paulo Moura nasceu em 1932, em São José do Rio Preto. Ainda criança, aos nove anos de idade, pede para estudar música e ganha a primeira clarineta de seu pai. Aos 12 anos, começa a tocar no conjunto do pai, realizando os primeiros solos.

Em 1947, já morando no Rio de Janeiro, dedica-se à música, estudando clarineta e teoria musical com um dos mais conceituados clarinetista e saxofonista da época, João Batista.

A partir dos anos de 1950, começa a trabalhar profissionalmente com a música, contratado como primeiro saxofonista solista da Orquestra de Oswaldo Borba. Paulo Moura faleceu em 2010, vítima de câncer.

O Teatro Municipal Paulo Moura, no interior do Estado, receberá espetáculos e congressos
O Teatro Municipal Paulo Moura, no interior do Estado, receberá espetáculos e congressos
Foto: Ricardo Boni / Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade