PUBLICIDADE

Teatro Globe fará montagens de "Hamlet" em todos os países

16 jul 2013 - 19h19
Compartilhar

O Teatro Globe, de Londres, onde William Shakespeare apresentou sua obra, anunciou nesta terça-feira que encenará "Hamlet" em todos os países do mundo a fim de apresentar a obra do Bardo em inglês para plateias de alguns dos mais remotos lugares do planeta.

A turnê começará em 23 de abril de 2014 no próprio Globe, e a última apresentação ocorrerá exatamente um ano depois, no mesmo lugar, marcando o quarto centenário da morte do dramaturgo.

Não há consenso sobre o número de países do mundo, mas 196 é o mais citado habitualmente. O Globe diz que pretende fazer a apresentação em cerca de 200 Estados e territórios.

O diretor artístico Dominic Dromgoole disse que o elenco de 12 artistas começará com "um surto de loucura" na Europa para então seguir para América do Norte, África, Austrália, Ásia e Oriente Médio, apresentando-se em praias, palácios e outros lugares inusitados.

O elenco se revezará a cada dois meses, viajando de barco, trem, jipe e ônibus, mas buscando minimizar as viagens aéreas. O palco será pequeno e minimalista.

"Sabemos que há um apetite por Shakespeare por aí, e há um fascínio com Shakespeare", disse Dromgoole à Reuters, observando-se que alguns lugares praticamente inacessíveis poderão ter contato com "um ícone internacional".

Não é a primeira vez que o Globe leva Shakespeare a uma plateia internacional. Durante um festival de seis semanas no ano passado, a companhia apresentou 37 obras do autor em 37 idiomas, para 110 mil pessoas.

Desta vez, a encenação será só em inglês, mas com legendas.

"O espírito da turnê, e de comunicar histórias a novos ouvidos, sempre foi central na obra de Shakespeare. Não poderíamos ficar mais felizes em levar essa missão ainda mais longe", disse Dromgoole em nota.

A célebre tragédia "Hamlet" foi encenada pela primeira vez por volta de 1600, trazendo um vívido retrato da loucura e dos mais sombrios elementos da psique humana.

O teatro Globe foi originalmente construído em Londres em 1599, mas consumido por um incêndio em 1613. O teatro foi reconstruído perto do local original, às margens do rio Tâmisa, e reabriu em 1997.

(Reportagem de Dasha Afanasieva)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade