PUBLICIDADE

Trupe forma técnicos de montagem de espetáculos

29 mai 2014 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Se você frequenta espetáculos de música e teatro, certamente já viu o trabalho realizado por eles. Afinal, são mais de mil profissionais formados (e 4.500 vagas de empregos geradas) pela Trupe Spectaculu, do Rio de Janeiro, inspirando um mundo mais criativo e colorido. Com seu QG localizado próximo da Rodoviária Novo Rio, a Trupe é uma organização civil, sem fins lucrativos, que atende jovens de 17 anos a 21 anos, estudantes da rede pública de ensino, e os forma como técnicos para montagem de espetáculos.

A ideia da Trupe foi concebida após uma viagem para a Índia da atriz Marisa Orth e do cenógrafo Gringo Cardia, em que constataram a situação de vulnerabilidade social naquele país. Na mala, trouxeram inspiração para que, no Brasil, a situação fosse diferente. E montaram a escola, em 1999, que dirigem até hoje, levando em conta que “a educação é a principal ferramenta para mudar o País”.

A Trupe é dividida em dois núcleos: Artes Cênicas e Artes Visuais e Tecnologia. O primeiro conta com iluminação cênica, montagem de shows e espetáculos (cenários), contrarregragem e camarim, adereços, figurino e costura, maquiagem e cabelo, enquanto o outro oferece vitrinismo e marketing visual, fotografia e tratamento de imagem, além do desenvolvimento de disciplinas específicas, para todos, como palavra, filosofia, olhar,  voz, interpretação e corpo.

“Neste ano, a gente espera formar mais 150 jovens nas nossas 10 turmas, e desejamos gerar mais vagas de trabalho para eles, a partir de uma formação diferenciada”, diz Carla Vilardo, 40 anos, coordenadora do núcleo de trabalho da Spectaculu. “Nós temos uma parceria atual com o Theatro Municipal do Rio e, em 2015, teremos um curso especializado e avançado, que se chamará Fábrica de Espetáculos.”

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade