1 evento ao vivo

vc repórter: antigo cinema volta a funcionar no Rio de Janeiro

24 mai 2011
12h29
atualizado em 25/5/2011 às 07h13

Há quase um mês, no dia 29 de abril, foi reaberto um antigo cinema, fundado na década de 1970, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. O Cine Joia passou por uma reformulação e virou opção para quem gosta de filmes que fogem do circuito comercial.

O antigo Cine Joia foi reaberto no último dia 29 de abril; ele foi inaugurado na década de 1970
O antigo Cine Joia foi reaberto no último dia 29 de abril; ele foi inaugurado na década de 1970
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Com entrada no valor de R$ 10 (e meia-entrada R$ 5), o cinema não costuma passar os filmes "do momento", preferindo apostar em clássicos, documentários e em filmes vencedores de prêmios, como o Oscar, o Globo de Ouro e do Festival de Berlim.

Na programação em cartaz até quinta-feira, 26, estão os filmes Pan Cinema Permanente (Brasil), de 2007, vencedor do Festival É Tudo Verdade; Tony Manero (Chile), 2008, vencedor do Festival de Havana; Bebês (França), de 2009; e Goddard, Truffaut e a Nouvelle Vague (França), também de 2009.

Além disso, antes de cada sessão, o cinema passa curtas metragens. Até quinta-feira, o filme Ilha das Flores (Brasil), de 1989 e premiado em festivais nacionais e europeus, está em cartaz.

O Cine Joia ganhou a administração da Vilacine, que, ao reformar o espaço, manteve as originais cadeiras coloridas, marca do cinema, que ganharam apenas um novo estofado. Também equipou a sala com ar-condicionado, alvo de reclamações dos antigos frequentadores.

Com o objetivo de manter o mesmo clima do antigo cinema, a única mudança se deu no letreiro de entrada, com a queda do acento agudo na palavra "Joia", por causa da reforma ortográfica da língua portuguesa. O Cine Joia fica na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na galeria localizada no número 680.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

compartilhe

publicidade