vc repórter: Biblioteca Nacional completa 200 anos

25 out 2010
22h12
atualizado em 29/10/2010 às 09h06
  • separator

Nesta sexta-feira, a Biblioteca Nacional completa 200 anos ostentando o posto de maior da América Latina e oitava maior do mundo. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, abrem inauguram uma exposição comemorativa do bicentenário da instituição, com 200 das mais importantes obras do acervo.

Faixas em comemoração aos 200 anos da Biblioteca Nacional
Faixas em comemoração aos 200 anos da Biblioteca Nacional
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

» Siga o vc repórter no Twitter
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias

Com um acervo de nove milhões de obras, o local abriga relíquias como as cartas de D. Pedro I a sua amante e livros decorados com ouro.

Em sua Divisão de Obras Raras, a Biblioteca guarda peças que têm valor estimado em até R$ 9 milhões. Entre as joias que podem ser encontradas no espaço está a Bíblia de Mogúncia, primeiro impresso que contém data, local e nome de seu impressor. Por conta de seu valor incalculável, a Bíblia fica guardada em um dos três cofres do setor.

Por conta de aspectos como este, o acervo conta com um monitoramento que permite aos seguranças visualizarem até o que os visitantes estão anotando em seus cadernos.

Frequentado majoritariamente por estudantes, o Salão de Leituras é o espaço que concentra mais livros, somando três milhões de obras.

Além dos livros, a Biblioteca Nacional é referência por sua arquitetura de estilo eclético, típico da virada do século 19 para o 20. Situado na avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, o estabelecimento possui um saguão que ainda hoje é referência para a arquitetura brasileira.

Somando livros, história e arquitetura, a Biblioteca Nacional, do alto de seus 200 anos, figura como um dos principais endereços turísticos e culturais da Cidade Maravilhosa.

Com informações do O Dia e Agência Brasil

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
vc repórter
publicidade