PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: carros abandonados são transformados em arte em SP

22 abr 2013 - 19h35
(atualizado em 23/4/2013 às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jardins também são colocados nas latarias dos carros</p>
Jardins também são colocados nas latarias dos carros
Foto: Thiago Carvalhaes, Matheus Cury e Felipe Carrelli / Divulgação

Um grupo de três artistas resolveu modificar as ruas de São Paulo e transformar carros abandonados em verdadeiras obras de arte. Os criativos artistas utilizam a lataria dos automóveis sucateados para fazer pinturas e até mesmo jardins. “O projeto é uma questão urbana. O lado ambiental é mais para trazer o verde para cidade”, afirmou Tobias Rodil, um dos idealizadores do trabalho.

Desde 2012 três veículos já foram transformados pelo grupo. Tobias conta que os dois primeiros acabaram recolhidos pela prefeitura municipal. “Acompanhamos os carros da cidade, que ficam abandonados por dois, três anos. Fazemos nossa intervenção e depois de dois dias eles desaparecem. Isso acontece porque eles chamam atenção”, explicou o artista.

Após localizarem os veículos, o grupo formado por Tobias, Felipe Carrelli e Thiago Carvalhaes, que trabalham na Casa de Cultura Digital de São Paulo, leva plantas, pincéis e tintas ao local onde o automóvel se encontra. “O material fica à disposição de qualquer um que passa na rua. Não é uma arte autoral, todos podem participar. Nós apenas coordenamos o projeto”, contou Tobias.

O último trabalho feito pelos artistas foi o chamado “Carro Jardineira Tartaruga”, um Fusca abandonado na rua Souza Lima que, diferente dos outros dois trabalhos, continua no mesmo local até hoje. Essa obra fez parte do Festival Baixo Centro, uma iniciativa coletiva organizada em sites e redes sociais para promover eventos culturais na região.

“Esse festival tem coisas muito interessantes, sempre com o intuito de transformar o centro em uma forma ‘ocupável’”, completou Tobias.

O internauta Tobias Rodil, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade