PUBLICIDADE

vc repórter: fora da Virada Cultural, cidade de SP faz evento alternativo

28 mai 2013 - 18h28
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Milhares de pessoas saíram às ruas de Ribeirão Preto, no interior paulista, para conferir as atrações da Virada Cultural Independente</p>
Milhares de pessoas saíram às ruas de Ribeirão Preto, no interior paulista, para conferir as atrações da Virada Cultural Independente
Foto: Gustavo Crispim / vc repórter

De fora da programação oficial da Virada Cultural Paulista, que aconteceu no último final de semana em 26 cidades do Estado de São Paulo, o município de Ribeirão Preto recebeu a 2ª edição da Virada Cultural Independente entre os dias 25 e 26 de maio.

Segundo o movimento ‘Se Vira Ribeirão’, que organizou o evento, cerca de 15 mil pessoas foram às ruas e parques da cidade conferir as 36 horas de programação realizadas de forma colaborativa. Em 2012, no primeiro ano do evento, o público estimado foi de 10 mil pessoas e quase 120 apresentações culturais.

Ao todo, foram quase 200 atrações de música, teatro, circo, dança, cinematografia, pintura e ações voltadas às crianças, animaram o público, que se dividiu entre palcos montados no Complexo Baixada, na rua José Bonifácio, no parque Maurílio Biagi, no Mercado Municipal, e no Cauim Cineclube, todos no centro da cidade.

Todo o evento foi realizado com a ajuda de voluntários, sem o apoio da prefeitura. De acordo com Mariah Navarro, produtora de um dos grupos que participa do movimento ‘Se Vira Ribeirão’, a verba foi arrecadada por meio da venda de artigos promocionais, como canecas e camisetas do evento.

Segundo Mariah, cerca de cem pessoas de diversos movimentos culturais de Ribeirão Preto participaram da organização da Virada Independente. “Nós vimos que a causa vai além da Virada Cultural, por isso pensamos também nas zonas periféricas, e fizemos ações durante o mês de abril, e nos reunimos desde janeiro para organizar o eveno. A Virada Cultural Independente não tem o objetivo de substituir a Virada Paulista, mas sim valorizar o trabalho dos artistas da cidade”, conta ela.

O internauta Gustavo Crispim, de Ribeirão Preto (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade