PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: parques de São Paulo têm bosques de leitura

2 mai 2013 - 19h37
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Bosque da Leitura no parque da Luz foi inaugurado em 2006
Bosque da Leitura no parque da Luz foi inaugurado em 2006
Foto: Devanir Amâncio / vc repórter

A cidade de São Paulo possui 13 Bosques da Leitura espalhados por parques do município, que incentivam a leitura, facilitam o acesso à informação e estimulam a aprendizagem contínua dos cidadãos. Com um acervo de literatura e informação, os bosques funcionam aos domingos das 10h às 16h e atendem em média 700 usuários em cada unidade.

Além de promoverem o lazer cultural, os espaços divulgam os serviços regulares das bibliotecas públicas da cidade e promovem eventos culturais como saraus, encontros com escritores, espetáculos teatrais, apresentação de cordelistas entre outros, dentro da Programação Artes na Rua.

O primeiro bosque foi inaugurado em 3 de julho de 1983, no Parque do Ibirapuera, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria de Serviços e Obras (Depave).

Em 2006, dois novos bosques foram implantados: em março no parque do Carmo e em setembro no parque da Luz. Em 14 de outubro de 2007, o parque Anhanguera também ganhou um Bosque da Leitura.

Em dezembro de 2009, mais dois parques da cidade passaram a ter esses centros culturais e surgiram os Bosques da Leitura parque Cidade de Toronto e parque Santo Dias. No final de 2010 foi a vez dos parques Raposo Tavares e Lions Club Tucuruvi.

Já no segundo semestre de 2011, outros três novos bosques foram inaugurados nos parques Lajeado e do Trote, em parceria com Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), e no parque Esportivo dos Trabalhadores, em nova parceria da SMC com a Secretaria Municipal de Esportes (Seme). No ano passado surgiram os bosques nos parques Guarapiranga e Rodrigo de Gásperi.

Segundo a prefeitura, o trabalho desenvolvido nesses parques foi tanto que alguns Bosques da Leitura começaram a atender também aos sábados.

Os espaços recebem doações somente de revistas, quadrinhos, mangás e gibis. As doações de livros devem ser direcionadas para as Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas.

O internauta Devanir Amâncio, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade