inclusão de arquivo javascript

 
 

Zé Carioca seria criação de um brasileiro e não de Walt Disney

11 de janeiro de 2007 09h16 atualizado às 09h24

Zé Carioca surgiu em 1942 . Foto: Terra

Zé Carioca surgiu em 1942
Foto: Terra

O papagaio Zé Carioca, que surgiu no cinema em Alô Amigos (1942) passeando com o Pato Donald no Carnaval do Rio, pode ser uma criação do brasileiro J. Carlos e não de Walt Disney, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

J. Carlos e Walt Disney tiveram um contato documentado, quando Disney fez um tour pela América do Sul. Durante exposição organizada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), em 1941, o americano se impressionou com os desenhos de J. Carlos que tinham como tema um papagaio brasileiro.

O papagaio de J. Carlos fumava charuto, vestia um colarinho e usava bengala. Pouco depois disso, surgiu o Zé Carioca, que também fumava charuto, vestia colarinho e usava um guarda-chuva para se apoiar.

Logo após o encontro, Disney convidou pessoalmente J. Carlos para trabalhar em seus estúdios nos EUA, mas ele não aceitou. A revista americana Seleções Reader's Digest, creditou, em 1969, a origem do Zé Carioca a J. Carlos.

"Em Alô Amigos, Disney criou um novo personagem - o Zé Carioca, um papagaio inspirado num desenho do inesquecível caricaturista brasileiro J. Carlos, que Disney tentou levar para Hollywood para trabalhar em seus estúdios. O Zé Carioca de J. Carlos até hoje pode ser visto na Disneylândia", disse a revista.

Em 2002, a pesquisadora Tetê Amarante viajou até os EUA em busca de uma prova concreta do "Zé Carioca de J. Carlos". Mas Tetê não localizou o desenho que teria sido modelo para o personagem. "O desenho do J. Carlos é muito próximo do Zé Carioca definitivo. Mas não temos prova concreta para dizer que ele deu o desenho para o Walt Disney", afirmou Tetê Amarante ao jornal.

A família de J. Carlos nunca exigiu nada da Disney, mas, segundo o Estado de S.Paulo, existem outras pessoas dispostas a isso.

Marcos Sampaio Guimarães afirma que foi seu avô, Félix Sampaio, o autor do Zé Carioca. Guimarães reuniu material e elaborou um dossiê chamado de The Parrot Brief. Ela acredita que possa obter uma vitória sobre a Disney na Justiça dos EUA.

Redação Terra