PUBLICIDADE

Morre o quadrinista Harvey Pekar, cuja vida foi levada ao cinema

12 jul 2010 - 12h33
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Carol Almeida

O quadrinista Harvey Pekar, conhecido pela sua emblemática série de HQs batizada de American Splendor, morreu em Cleveland, nos Estados Unidos. O corpo do artista foi achado por sua mulher pouco após à 1h da manhã desta segunda-feira (12). Ainda não se sabe a causa do falecimento.

A vida de Pekar chegou aos cinemas em 2003 com o filme Anti-Herói Americano. O ator Paul Giamatti interpretou o quadrinista, conhecido por sua perspectiva ácida e irônica sobre o dia-a-dia do "americano médio".

Pouco afeito aos eventos extraordinários e extremamente perturbado com os pequenos tapas da vida cotidiana, Pekar começou a escrever roteiros de histórias em quadrinhos sobre o único personagem a quem ele devia satisfação: ele mesmo. O cenário: sua vida, amigos, mulher e a poeira que se acumulava em tudo aquilo que Pekar amontoava em sua casa não exatamente para preservar, mas para não deixar partir.

Em sequências autobiográficas que começaram a ser desenhadas pelo amigo e parceiro das coleções de discos, Robert Crumb, Pekar passou a reconstruir a América das filas de supermercado, das estantes de arquivos perdidos, dos relacionamentos mornos e da banalidade que sempre começa e termina com frases gastas e, portanto, bastante representativas de uma América pouco louvada pela indústria do entretenimento.

A primeira edição de American Splendor foi publicada em 1976 e, pouco depois, se transformou em preciosidade entre os fãs de quadrinhos adultos. Um dos "arcos" de história mais famosos da série é Our Cancer Year, HQ em que Pekar, ao lado de sua mulher Joyce Brabner, relatou todo o processo de tratamento do câncer linfático que teve no começo dos anos 1990.

No Brasil, parte de sua obra pode ser lida na edição Bob & Harv - Dois Anti-heróis Americanos, da editora Conrad.

Com a morte de Pekar, a América e todos os fãs de quadrinhos perdem um grande porta-voz do senso crítico.

Harvey Pekar (1939-2010)
Harvey Pekar (1939-2010)
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade