Diversão » Diversão

 Exposição mostra fotos inéditas dos Stones antes da fama
26 de agosto de 2010 16h05 atualizado às 16h58

Rolling Stones terão exposição de fotos antes da fama. Foto: Divulgação

Rolling Stones terão exposição de fotos antes da fama
Foto: Divulgação

Uma mostra deve expor em Manchester (norte da Inglaterra), a partir do dia 18 de setembro, a primeira sessão de fotos dos Rolling Stones, uma série de instantâneos inéditos com um "magro e faminto" Mick Jagger como protagonista.

Em 1963 o jovem fotógrafo britânico Philip Townsend foi encarregado de realizar a primeira sessão de fotos de uns ainda desconhecidos Rolling Stones, que posaram para sua objetiva em Belgrave Square, uma praça central de Londres.

Segundo relata o próprio Townsend, nessa época Jagger não tinha dinheiro, passava fome e andava à caça de um contrato com uma gravadora.

Antes de começar a sessão de fotos, o líder da banda que mais tarde imortalizaria músicas como "(I can't get no) Satisfaction" pediu ao fotógrafo que lhes comprasse um pouco de comida em uma venda próxima.

"Eles não tinham dinheiro. Nessa época ganhavam 15 libras por show. Quando voltamos com a comida, vi uma casa com uma grande pixação do outro lado da rua e fizemos as fotos ali", conta o fotógrafo.

Segundo Townsend, o então representante do grupo, Andrew Oldham, tinha lhes aconselhado a fazer cara de "maus e desagradáveis" nessas fotos que serão exibidas até o mês de janeiro em Salford Quays (Manchester).

Junto a esta sessão inédita dos Rolling serão expostos outros trabalhos de Townsend, também realizados nos anos 60 com personagens como Grace Kelly, os Beatles e Winston Churchill.

O trabalho de Townsend se distingue do de outros fotógrafos de sua geração por seu costume de incluir em seus retratos paisagens e fundos da época, quando o habitual eram os retratos centrados na imagem do personagem.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.