PUBLICIDADE

vc repórter: obra reúne milhões de sementes feitas à mão em Londres

17 out 2010 - 18h41
Compartilhar

Composta por 100 milhões de sementes de girassol feitas de porcelana, a exposição Sunflower Seeds (Sementes de Girassol, em livre tradução), do chinês Ai Weiwei, contou com a colaboração de 1,6 mil artistas da cidade de Jigdezhen, no interior da China. Foram eles que pintaram, esculpiram e poliram manualmente cada uma das pequenas peças da mostra.

A obra é composta por 100 milhões de sementes de girassol feitas de porcelana
A obra é composta por 100 milhões de sementes de girassol feitas de porcelana
Foto: Marcio Filho / vc repórter

Marcio Filho, que vive na capital inglesa, conta que à primeira vista a exposição parece um canteiro de obras com toneladas de britas espalhadas pelo chão. "Ao nos aproximarmos, porém, percebemos que são pequenas sementes de girassol ocupando quase todo o hall principal da galeria", afirma.

Marcio disse que só após assistir o vídeo da mostra conseguiu compreender a "profundidade e grandeza" da obra. Através da porcelana, produto típico de seu país, Ai Weiwei faz uma reflexão sobre o sentido do indivíduo. Ele utiliza as sementes feitas individualmente para mostrar que é na união de milhões que o "extraordinário se manifesta".

A exposição, que deve permanecer até maio de 2011 na Tate Modern, em Londres, conta com uma sala onde é possível gravar um vídeo com perguntas para o artista, que deverá respondê-las no site da galeria.

O internauta Marcio Filho, de Londres (Inglaterra), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade