PUBLICIDADE

Site terá HQs da DC Comics ao mesmo tempo do lançamento nas bancas

22 ago 2011 - 16h13
(atualizado às 16h14)
Compartilhar
Carla Ruas
Direto de Washington

Ao fundar o site ComiXology.com em 2007, John Roberts virou referência por vender versões digitalizadas de histórias em quadrinhos já lançadas em papel. Mas no próximo dia 31 ele vai ficar conhecido como o primeiro a disponibilizar as edições online ao mesmo tempo em que chegam nas bancas. O projeto é fruto da parceria exclusiva com a editora DC, gigante do mundo dos quadrinhos, dona de personagens famosos como Superman, Batman e Flash. Durante a Conferência de Quadrinhos de Baltimore, nos Estados Unidos, Roberts afirmou ao Terra que a iniciativa vai transformar a forma de comprar e ler HQs.

Terra - Por que o site ComiXology.com foi escolhido para este projeto?

John Roberts - Duas coisas. Em primeiro lugar por causa da nossa credibilidade. Nós já tínhamos histórias em quadrinhos das grandes editoras como DC e Marvel. E em segundo, devido à nossa tecnologia. Nós oferecemos aplicativos de leitura que servem em diversos aparelhos eletrônicos. Desta forma você pode fazer o download da revista para um aparelho android ou iPad, e vai ter a mesma experiência de leitura.

Terra - Como a venda simultânea na banca e na internet vai afetar o site?

Roberts - Bom, espero que não vá travar de tanto acesso! Mas nós esperamos ter muitos leitores. Nós tivemos muito trânsito quando a Marvel virou nossa parceira. Mas eu acho tudo isso ótimo. Esta nova forma de ler quadrinhos online vai atrair quem antes não pertencia a este mundo. É que ainda existe um certo estigma sobre quem é leitor de histórias em quadrinhos. Então as pessoas que não querem ser vistas como consumidoras agora podem comprar da sua casa e não se preocupar sobre o que os outros vão pensar.

Terra - E o que esta iniciativa fará pelas pessoas que já eram leitores fiéis?

Roberts - Eu acho que tem muito fã que vai querer sua revista digital logo cedinho da manhã porque "precisam" dela. E isso vai permitir que a tenham.

Terra - Existe uma preocupação que os formatos digitais vão acabar com a cultura dos leitores de histórias em quadrinhos, que compram suas revistas na banca e comentam com os amigos. Mas a mídia social não pode ajudar a preservar esta cultura?

Roberts - Sim. E nós estamos tentando achar formas de trazer o melhor disso para o nosso aplicativo. Nós queremos oferecer opções como recomendações, compartilhamento, além de Twitter e Facebook para que os outros possam saber o que você está lendo e se gostou.

Terra - E como isso pode ajudar a aproximar os leitores dos criadores das histórias?

Roberts - Recentemente nós fizemos um teste com o Jeff Smith (criador da premiada revista Bone). Ele respondeu perguntas dos leitores no site assim que seu conteúdo foi divulgado. Foi um sucesso. E nós continuamos tentando engajar os criadores, postando uma seção de biografias com fotos e os links de suas redes sociais. Nós queremos criar um ambiente que permite aos leitores e criadores se juntarem e compartilharem seu amor pelos quadrinhos.

John Roberts é o fundador do site Comixology, que disponibilizará o conteúdo
John Roberts é o fundador do site Comixology, que disponibilizará o conteúdo
Foto: Carla Ruas / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade