PUBLICIDADE

Com curadoria de Zeca Camargo, Bienal do Livro é lançada em SP

31 jul 2012 - 14h46
Compartilhar

Mariana Ghorayeb

Na manhã desta terça-feira (31), a organização da 22ª edição da Bienal do Livro de São Paulo recebeu a imprensa para falar sobre o tema central, Livros Transformam o Mundo, Livros Transformam Pessoas, divulgar a programação e apresentar os curadores do projeto, entre eles os jornalistas Zeca Camargo e Paulo Markun.

"É minha primeira curadoria e eu não sabia o trabalho que era", disse Zeca, aos risos. "Fiquei estarrecido com o volume de coisas que tínhamos que estabelecer e me envolvi mais do que imaginava", completou o apresentador do Fantástico.

Zeca também ficou responsável por um dos pilares temáticos. Chamado # Você + Quem = ?, o espaço jovem foi dirigido pelo jornalista, que quer promover diálogos entre a juventude e a literatura. "É um público que sempre gostei de trabalhar. Brincamos que é uma geração que usa # (hashtag) até para dar oi", explicou ele, se referindo ao nome do pilar. "É um espaço onde não se fica passivo, ele é de multifunções. Não se sabe o que vai encontrar: pode ter um show de música ou um desfile de moda", exemplificou.

Paulo Markun, que apresentou, por 10 anos, o programa Roda Viva, e também foi presidente da Fundação Padre Anchieta, falou sobre o espaço Salão de Ideias, que abordará temas como futebol, cultura negra, cultura árabe, entre outros. "A ideia é juntar pessoas de pensamentos diferentes, que possam levantar dúvida sobre esses temas", explicou.

O jornalista também agradeceu o convite para ser um dos três curadores gerais e explicou porque acredita que os livros podem mudar o mundo. "Se não fossem os livros, talvez Cristovão Colombo não tivesse chegado à América. Tudo sempre foi influenciado pelos livros e hoje em dia também é, só que em uma velocidade muito maior, em função dos meios de comunicação".

Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) destacou logo no início da coletiva de imprensa que, nesta edição, a Bienal do Livros de São Paulo espera receber 800 mil visitantes. "Fomos além da expectativa e não poupamos esforços ou recursos. Neste ano temos um crescimento de 37% no número de expositores, 18% na área ocupada, 33% de investimentos em programação cultural e 44% de valores investidos em vale-professor e vale-livro", explicou.

Juan Pablo De Vera, organizador da Bienal - e também do Salão do Automóvel, além das feiras do livro de Paris, Londres, Tóquio e Nova York -, falou sobre o tema do evento deste ano, Livros Transformam o Mundo, Livros Transformam Pessoas. "A ideia é convidar novas gerações a abraçar o livro e crescerem como pessoas".

Homenagens
Em 2012, a Bienal do Livro prestará três homenagens: Semana de Arte Moderna de 1922, que completa 90 anos e ficou marcada principalmente por sua ligação com às artes; Nelson Rodrigues e Jorge Amado - que neste ano são lembrados pelo centenário de nascimento.

"Entre as homenagens gostaria de destacar Nelson Rodrigues, porque texto dramatúrgico é muito esquecido e sempre ocupou um espaço de segundo lugar em nossas estantes", ressaltou Antônio Carlos Sartini, diretor-executivo do Museu da Língua Portuguesa, que também integra o grupo de curadores gerais.

As homenagens acontecerão em forma de mesas, dentro dos pilares temáticos. Paulo Markun contou que Cecília Amado, neta de Jorge Amado, estará presente. Também haverá leituras de textos do escritor - um deles será lido pelo músico Tom Zé.

"Sobre a Semana de 22 convidamos a Maria Adelaide Amaral", disse Ruben Ewald Filho, um dos curadores temáticos. "Walcyr Carrasco também estará lá, para falar de Gabriela", acrescentou.

Deu a Louca nos Livros
O espaço infantil deste ano na Bienal tem como objetivo possibilitar às crianças o exercício criativo. "È um espaço de ampliação do imaginário infantil. Elas serão convidadas a entrar no livro, mas ele não tem páginas. São túneis onde as crianças entrar e lá - com a ajuda de profissionais - constroem estórias", contou Zoara Failla, uma das pessoas responsáveis pelo espaço.

Serviço
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Período: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário de funcionamento: 10h às 22h até o dia 18 de agosto. Após esta data, das 10h às 20h, com entrada permitida até às 18h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209)
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia-entrada)
Entrada gratuita: professores, bibliotecários, profissionais da cadeia produtiva do livro, estudantes inscritos na visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças até 12 anos.

Zeca Camargo é um dos curadores da 22ª Bienal do Livro de São Paulo
Zeca Camargo é um dos curadores da 22ª Bienal do Livro de São Paulo
Foto: Vagner Campos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade