Barbie com véu islâmico faz sucesso no Instagram
A mestre em Farmacologia Haneefah Adam começou a postar fotos da boneca na conta Hijarbie e ganhou apoio de outras mulheres que usam o véu
A ideia surgiu para Haneefah Adam quando ela estudava para seu mestrado em Farmacologia: e se a boneca Barbie usasse um hijab? "Vi uma lacuna ali. Nunca havia visto uma Barbie usando um hijab", diz Haneefah, de 24 anos, que é muçulmana e adepta do tradicional véu islâmico.
"Inicialmente, eu não imaginava tamanha repercussão ─ e achei que as pessoas não dariam a mínima bola". Haneefah começou a postar fotos da boneca na conta Hijarbie (uma junção das palavras "Hijab" e "Barbie"), e o sucesso foi instantâneo.
Semanas depois de seu primeiro post em dezembro, ela ganhou o apoio de outras mulheres adeptas do véu islâmico.
Como resultado, o perfil possui agora mais de 31 mil seguidores. Haneefah, que é de Ilorin, na Nigéria, ficou surpresa com a reação. "Muitas pessoas nunca tinham visto algo do tipo e adoraram a ideia", diz ela.
A popularidade da conta fez com que Haneefah aumentasse o número de postagens ─ e também o tempo que gasta costurando novos modelitos para a boneca. "Gosto de fazer os vestidos eu mesma."
Desafio
Mas costurar esses figurinos em miniatura não é tarefa fácil. "Levo até duas horas para confeccionar o vestido delas porque eles são bem pequenos, então é preciso atentar aos detalhes".
No entanto, a ideia não foi bem recebida por todos."A minha iniciativa acabou expondo nas redes muita islamofobia", diz ela. "Algumas pessoas faziam chacota da boneca e insinuavam que ela carregava uma bomba."
Haneefah diz esperar que a Hijarbie possa derrubar estereótipos sobre as mulheres que usam o véu islâmico.
"Algumas pessoas acham que uma mulher que usa o hijab é oprimida e que usa o véu porque é obrigada", explica. "Mas o hijab não é sinônimo de opressão. Pelo contrário. Tem muito mais a ver com a liberdade e a possibilidade de poder se cobrir."
Atentas ao público islâmico, algumas marcas estão incorporando o véu em suas coleções. No ano passado, a rede de lojas H&M lançou uma campanha de publicidade retratando uma mulher muçulmana usando um hijab.
Em janeiro deste ano, a grife italiana Dolce & Gabbana apresentou uma coleção de luxo baseada no véu.
Mas qual é o futuro da Hijarbie?
"Eu abri a conta para inspirar meninas muçulmanas, para que elas pudessem ter uma boneca alternativa com a qual pudesse brincar que se parecesse com elas", diz Haneefah.
Ela diz querer se tornar estilista e lançar uma coleção de roupas para bonecas e para adultos, além de continuar com seu blog sobre moda.
"Eu realmente quero continuar com essa conta no Instagram. Mas eu não sei o que será dela nos próximos cinco anos".