publicidade
01 de junho de 2012 • 21h25 • atualizado às 01h40

Cangaceiros dão início à festa de São João em Campina Grande

Cangaceiros iniciam os festejos em Campina Grande
Foto: Claudio Goes / Especial para Terra
 
Lauricéia Barros
Direto de Campina Grande

Já é São João em Campina Grande (PB). O imenso público que lota o Parque do Povo, local onde ocorrem os festejos, presencia as primeiras atrações. Em 2012, O Maior São João do Mundo, a festa junina que acontece durante 31 dias, a 120 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa, presta homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Os Três do Nordeste, Jairo Madruga, Flávio José e Capilé sobem ao palco na noite de hoje.

Na área do Parque do Povo, que mede 42 mil e 500 metros quadrados, há barracas com comidas típicas, quiosques, palhoças com trios de forró, cidade cenográfica, que remonta à história do município, dois palcos para a apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos, artistas e bandas de forró e a Pirâmide, local mais popular, onde músicos tocam por toda a noite

Os visitantes circulam em toda a área da festa. Já os vendedores disponibilizam itens da culinária regional e apostam em lucros expressivos neste São João.

Um dos atrativos foi o grande desfile de 200 bailarinos(Tropeiros da Borborema, Caetés, Originis, Acauã da Serra, Rodas que Dançam e CIA Livre), vestidos como cangaceiros, que chamaram a atenção do público que do Quartel General do Forró. Os dançarinos percorreram as barracas na parte superior do Parque do Povo, seguiram para a Pirâmide e terminaram o percurso no Arraial Hilton Motta, onde acontecem os shows de forró com artistas, bandas, grupos folclóricos e quadrilhas juninas.

Os integrantes dos grupos folclóricos deram o ponta pé inicial ao Maior São João do Mundo, com o xaxado, dança que os cangaceiros representados por Maria Bonita e Lampião comemoravam as vitórias, o plantio e colheita do milho no período junino. O espetáculo A Festa do Cangaço também percorreu as ilhas de forró, começando pela Ilha Zé Lagoa. O "bando" esteve na Ilha Zé Bezerra e seguiu para a Vila Nova da Rainha, local que remonta à cidade na sua origem, época que Campina Grande despontou com a cultura e comercialização do algodão, chegando a ser chamada da Liverpol brasileira.

Os grupos se apresentaram na Pirâmide, na Ilha Seu Vavá, em frente a réplica da Catedral e subiram no palco principal encerrando o espetáculo e abrindo a edição 2012 do Maior São João do Mundo.

Por volta das 23h30, após os discursos de autoridades, é esperado o show do cantor e compositor Jairo Madruga, que animará a plateia ao som de "Olha pro Céu", música considerada o "hino de São João". Em seguida, um espetáculo com 1,5 toneladas de fogos de artifício ganhará o céu por 15 minutos.

O arraial ocorre até o dia 1º de julho e contará com shows de artistas como Elba Ramalho, Calypso, Dominguinhos, Zé Ramalho, Garota Safada, e outros.

Terra