PUBLICIDADE

Unidos da Tijuca inova comissão de frente e empolga a Sapucaí

15 fev 2010 - 00h04
(atualizado em 17/2/2010 às 20h47)
Compartilhar

Uma das mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca foi a terceira escola que cantou o samba na Marquês de Sapucaí, nesta primeira noite do grupo especial carioca. Com o enredo Não é mais segredo: a Tijuca tem samba-enredo, a agremiação pisou na avenida pouco antes do início da madrugada de segunda-feira.

A comissão de frente apresentou um belíssimo espetáculo e inovação. Durante toda a passagem da escola pela avenida, dezenas de atores de um grupo de teatro mudavam a fantasia. A troca acontecia em segundos, assim que uma cortina subia em volta de cada uma das passistas. Na descida, estavam com roupas diferentes. As cores alternavam rapidamente e empolgavam o público. Um palco foi usado para "esconder" os integrantes da comissão de frente, permitindo com que a escola usasse mais de 15 integrantes sem que o número dos que estavam de fato na avenida ultrapassasse o limite determinado pelo regulamento.

A bateria, formada por ritmistas vestidos de mafiosos, deu uma paradinha durante passagem de um carro típico dos anos 30. Em seguida, passou uma ala de detetives no estilo Dick Trace. Centenas de elementos da escola puxaram uma alegoria da escola representando os escravos do Egito antigo. Um dos carros trouxe o Cavalo de Tróia, em seguida passou um carro alegórico com diversas com plantas de verdade, uma espécie de Jardim Botânico na Sapucaí. O último representou a Área 51, uma zona militar dos EUA famosa por seus mistérios envolvendo ETs. Trouxe ainda um Michael Jackson que agitou a Sapucaí. No alto do carro a frase "Michael vive em todas as estrelas. Deus te abençoe", homenageou o cantor.

Com as cores azul e amarelo, a escola ficou em 9° lugar no ano passado. À frente de sua bateria, a apresentadora Adriana Galisteu se apresentou pela primeira vez grávida. "Estou duplamente emocionada e falei com meu marido que vou chorar muito na avenida, pois estou muito sensível", disse ainda na concentração.

Musa

Adriane Galisteu se apresenta há 15 anos e sonhava em entrar na Sapucaí grávida. "Quando vi Luiza Brunet e Fernanda Lima sambando de barriga, eu disse para mim que me apresentaria assim também. Hoje chegou o meu dia", disse a rainha.

Histórico

O Grêmio Recreativo Unidos da Tijuca foi fundado no dia 31 de dezembro de 1931. A escola nasceu da fusão de quatro blocos existentes nos morros da Casa Branca, da Formiga e da Ilha dos Velhacos, logo depois que a Tijuca passou a ser habitada por escravos, descendentes e alforriados que deixavam para trás a falida zona do Vale do Paraíba.

A escola trouxe este ano o enredo Não é mais segredo: a Tijuca tem samba-enredo, com autoria de Julio Alves, Marcelo e Totonho, quando constróem um caminho de reflexões sobre o próprio enredo.

Ficha técnica

Presidente: Fernando Horta

Carnavalesco: Paulo Barros

1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Marquinhos e Giovanna

Intérprete do samba: Bruno Ribas

Rainha da Bateria: Adriane Galisteu

Cores: Azul e amarelo

Posição no Carnaval de 2009: 9° lugar

A escola trouxe o enredo Não é mais segredo a Tijuca tem samba-enredo
A escola trouxe o enredo Não é mais segredo a Tijuca tem samba-enredo
Foto: Bruno Gonzalez / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade