PUBLICIDADE

Porto da Pedra homenageia na Sapucaí a história da moda

15 fev 2010 - 22h34
(atualizado em 16/2/2010 às 00h05)
Compartilhar

Porto da Pedra foi a segunda escola a pisar na avenida no segundo dia de apresentações do grupo especial carioca. O enredo Com Que Roupa Eu Vou? Pro Samba Que Você Me Convidou fez uma referência à música Com Que Roupa, de Noel Rosa. A moda foi contada desde os tempos mais primórdios na Sapucaí. Uma verdadeira apresentação de moda com estilistas renomados esteve na avenida.

A atriz Marília Pêra representou a estilista francesa Coco Chanel, enquanto a sensualidade da funkeira Valesca Popozuda dava ritmo a bateria da vermelho e branco de São Gonçalo. A costureira da rainha Maria Antonieta, Rose Bertin, a primeira a utilizar flores e estamparias em roupas, foi homenageada pela agremiação. Os brasileiros Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura também foram lembrados pela escola. Além deles, a estilista Zuzu Angel, morta durante o regime militar. Sua filha, a colunista Hildegard Angel prestigiou de perto a vermelha e branca.

O detalhe foi que ele vestia um boné e usava um piercing. Com adereço fashion, o animal também entrou na avenida com boné de retalho. A comissão de frente destacou o primeiro contato de uma mulher com o mundo da moda, fazendo a performance de uma menina brincando com sua boneca.

A pré-história e o casal Vila e Fred dos Flintons, foram lembrados com os primórdios do mundo da moda. A vocalista do grupo de funk Gaiola das Popozudas, Valesca Popozuda, e a modelo Solange Gomes foram alguns dos destaques da escola de samba. Para as casamenteiras de plantão, a Porto da Pedra preparou uma ala representando as noivas e seus vestidos de alta costura.

A história da moda começou sendo cantada pela antiguidade, época em que quanto mais tecido você ostentava, mais poder você tinha. Naquela roupa, a roupa era inspirada pela fé. A silhueta não era o mais importante como hoje e os tons das roupas eram mais sóbrios e escuros. A intenção disso tudo era tocar Deus.

À frente do abre-alas, uma espécie de "portal" com o nome da escola indicava a moda pré-histórica. Uma referência explícita aos Flinstones. A comissão de frente representou as bonecas, onde as primeiras começam se aventurar na moda. No último carro da escola, com a presença da atriz global Carolina Ferraz, a Posto da Pedra promoveu uma apresentação de moda ao vivo, com direito a passarela e roupas especialmente confeccionadas para a festa.

Musa

Com próteses que ampliam os seios, projetando-os para frente a fim de dar mais sensualidade, Solange Gomes foi um dos destaques da escola Porto da Pedra. Ainda na concentração, a modelo disse acreditar terem sido implantados 105 ml de silicone em formato cônico apenas para dar esse efeito diferenciado.

Há quinze anos se apresentando na Marquês de Sapucaí, Solange também recorreu a amuletos e patuás para garantir boas energias no sambódromo. Alvo de vaias durante os ensaios técnicos, a musa disse, emocionada, que "conversou com Deus" sobre os desafios que vem enfrentando. "Espero que não aconteça de novo, é um recomeço. Sou muito visada, rola muita inveja, não sei porquê", disse a musa que usou um colar contendo um pé de coelho, uma ferradura e uma cruz.

Histórico

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra tem suas origens no antigo Porto da Pedra Futebol Clube e reunia moradores do bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo, nos anos 70, sendo fundada dia 8 de março de 1978.

O enredo da escola em 2010 foi Com que Roupa ...eu vou? Pro Samba que você me convidou? de autoria dos sambistas Bira, Porkinho e Heitor Costa, tendo como mestre de bateria Tiago Diogo comandando um grupo com mais de 300 componentes.

Ficha técnica

Presidente: Uberlan Jorge de Oliveira

Carnavalesco: Paulo Menezes

1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Diego Falcão e Alessandra Bessa

Intérprete do samba: Luizinho Andanças

Rainha da Bateria: Valesca Santos

Cores: Vermelho e branco

Posição no Carnaval de 2009: 10.o

Porto da Pedra foi a segunda escola a entrar na avenida no segundo dia de apresentações do grupo especial carioca
Porto da Pedra foi a segunda escola a entrar na avenida no segundo dia de apresentações do grupo especial carioca
Foto: Bruno Gonzalez / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade