PUBLICIDADE

Maior campeã, Portela leva interatividade para a Sapucaí

16 fev 2010 - 00h03
(atualizado às 01h32)
Compartilhar

A Portela se apresentou com o enredo Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça, que trata da internet e da inclusão digital, no Carnaval deste ano. O enredo da escola mostrou como a tecnologia é capaz de transformar a realidade social do Rio de Janeiro. Um dos carros alegóricos da azul e branco transmitiu em telões fotos enviadas pelo público por meio de celulares e da internet. A expectativa era de que 12 mil imagens fossem exibidas durante a passagem pela passarela do samba.

Apostando na tecnologia para acabar com um jejum de 40 anos sem título sozinha, a Portela, terceira escola que se apresentou no segundo dia do grupo especial na Marquês de Sapucaí, investiu pesado em recursos especiais para conquistar o publico e os jurados. Ao todo, 40% do orçamento foi destinado exclusivamente aos efeitos especiais. A tradicional Águia da Portela, símbolo da escola de Madureira se transformou em uma ave hi-tech para animar as arquibancadas. O grito da Águia levou o público a gritar "é campeã" antes mesmo da escola iniciar sua performance.

Tecnologia

A apresentação futurista da Portela trouxe ainda fantasias representando bluetooth, banda larga e fibra óptica. O intérprete Gilisinho embalou a apresentação do que a Portela chamou de "Apartheid digital", um abismo entre uma pequena parcela da população plugada no mundo moderno e uma grande massa sem o direito ao acesso à web.

Juliana Portela foi a rainha de bateria, enquanto Rogerinho e Lucinha Nobre formaram o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. A comissão de frente da Portela convidou o público para navegar pela internet.

Histórico

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, foi fundada em 11 de abril de 1931 e a primeira escola a ser campeã oficial do Carnaval Carioca, no ano de 1935. Já surgiu como escola, a "Portela" foi a escola que introduziu a Comissão de Frente e, foi também a primeira a trazer uma comissão de frente uniformizada, por iniciativa de "Candeia Velho", nome pelo qual ficou conhecido o antigo portelense Antônio Candeia após o sucesso do filho com o mesmo nome.

No Carnaval de 2010, a Portela trouxe o enredo Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça, com harmonia do compositor Marcelo Jacob e Alex Fab e composição Rafael dos Santos,Diogo Nogueira,Naldo e Junior Escafura. O Mestre de Bateria é o maestro Nilo Sérgio comandando um grupo de ritmistas com mais 250 componentes.

Ficha técnica

Presidente: Nilo Figueiredo

Carnavalescos: Alex de Oliveira e Amauri Santos

1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Rogério Dornelles e Lúcia Nobre

Intérprete do samba: Gilsinho

Rainha da Bateria: Juliana Portela

Cores: Azul e branco

Posição no Carnaval de 2009:

A Portela apresentou o enredo Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça
A Portela apresentou o enredo Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça
Foto: Rudy Trindade / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade