PUBLICIDADE

Guia do Folião - Carnaval do Rio de Janeiro 2011

Compartilhar

Rio de Janeiro

Guia do Folião

Blocos

Os blocos carnavalescos do Rio de Janeiro são divididos em enredo, sujo, embalo e os clubes de frevo, entre outros.Os desfiles dos campeonatos de blocos de enredo são filiados à Federação dos Blocos e desfilam no sábado de Carnaval, na Avenida Rio Branco (Grupo 1), na Estrada Intendente Magalhães (Grupo 2) e em Bonsucesso (Grupo 3). A partir do Carnaval 2011, os blocos de embalo passarão a desfilar como escola de samba, sem ter de desfilar como avaliação.

Bailes e Clubes

Durante o Carnaval do Rio de Janeiro, diversos bailes são realizados em clubes, alguns mais voltados para a classe alta, outros para as classes mais baixas. A prefeitura da cidade também realiza bailes populares, abertos ao público em determinadas áreas tradicionais, como a Cinelândia, e em bairros do subúrbio, como Madureira. Também é famoso o baile do Gala Gay, na terça-feira de Carnaval, voltada para a comunidade GLS.

Sambódromo

Nos dias 6 e 7 de março, das 9h às 2h30, o público poderá assistir ao desfile tradicional das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Disputam a vaga de vencedora: São Clemente, Imperatriz, Mocidade, Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Mangueira, União da Ilha, Salgueiro, Portela, Grande Rio, Porto da Pedra e Beija-Flor.

Transporte

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, por lei, os táxis devem rodar com taxímetro ligado quando correm com passageiro. Apesar disso, durante o Carnaval, o passageiro pode combinar um valor fechado com o motorista. Para não sair lesado, informe-se previamente em pontos de táxi ou no hotel onde está hospedado o valor justo para a corrida. Ande sempre com um mapa da cidade. Eles são distribuídos gratuitamente no aeroporto e em postos de atendimento ao turista.

Dicas

O Carnaval do Rio de Janeiro conta com muitas pessoas trabalhando só para promover a segurança. Apesar disso, alguns cuidados nunca são demais:

- Ande apenas com o necessário: leve dinheiro trocado e suficiente para as suas despesas. Nada de joias, objetos de valor, máquinas fotográficas ou filmadoras, cartões de crédito ou talões de cheque;

- Leve um documento de identidade, mas evite levar o passaporte;

- Tenha em mãos o endereço e o telefone do local onde está hospedado;

- Vá de tênis ou algum outro calçado confortável;

- Se for dirigir, não beba e se beber, não dirija: vá de táxi;

- Durante o dia, passe bastante protetor solar;

- Alimente-se bem, mas com comidas leves (de preferência carboidratos);

- Beba bastante líquido, principalmente água.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade