PUBLICIDADE

Mesmo com prejuízo, União da Ilha fez desfile consistente

7 mar 2011 - 21h11
(atualizado às 23h45)
Compartilhar

Com quase meia hora de atraso, a União da Ilha do Governador deu início ao segundo dia de desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro. O mistério da vida é o enredo que a escola levou para a Marquês de Sapucaí este ano. Ela é uma das escolas prejudicadas pelo incêndio que destruiu fantasias e alegorias na Cidade do Samba no início de fevereiro e, portanto, não será julgada.

Foram mais de 3 mil fantasias consumidas pelo fogo e que precisaram ser refeitas. Entre elas, a da comissão de frente, que também teve sua coreografia alterada. Os dançarinos tiveram apenas três semanas para ensaiá-la.

Composta por 15 dançarinos, a comissão mostrou o momento de criação e de anotações do naturalista britânico Charles Darwin. Desses, 14 estavam vestidos com fantasias feitas de papel, simbolizando manuscritos e desenhos, e um personificava o cientista ainda jovem. Com eles, um tripé representava a Árvore da Vida, mostrando como grupos de seres vivos descendem de outros.

O carro abre-alas remontou a tempos pré-históricos - 3,5 bilhões de anos atrás -, com crânios de dinossauros. Já o segundo remete ao fundo do mar. 'Dos Oceanos Surge o Berço da Vida' é o seu nome. Peixes gigantes decoravam a alegoria. A iluminação recebeu cuidado diferenciado: tanques de água foram feitos nas laterais para dar um efeito especial ao carro. A passagem do cientista pelo País é representada pelo terceiro carro, 'Estudos Botânicos em Terras Brasileiras'. Ele trouxe a grande fonte e as palmeiras do Jardim Botânico do Rio de janeiro.

Homens de perna de pau brincam como se fossem gafanhotos na frente da ala das baianas, chamada 'Abelhas Rainhas'. Nela, as componentes desfilam com saias de colmeia e óculos de lentes alaranjadas. Curiosidade: essa é uma das alas que tiveram suas fantasias inteiramente consumidas pelo fogo, mas que foram refeitas sem nenhuma alteração.

A quarta alegoria trouxe uma enorme aranha vermelha e preta. O carro foi totalmente refeito após o incêndio na Cidade do Samba, mas precisou ter seu projeto inicial adaptado. Na quinta, uma grande tartaruga que se mexe retratou a passagem de Darwin pelas ilhas de Galápagos.

Uma das últimas, a sétima, tem na frente do carro uma leoa e seus filhotes. O carro representa a evolução de répteis para mamíferos. Essa transição foi concluída há cerca de 195 milhões de anos.

Com 3.500 componentes e oito carros alegóricos, a agremiação contou a história da evolução das espécies e homenageou o naturalista Charles Darwin. Bruna Bruno é a rainha da bateria da União e ocupa há sete anos essa posição.

Ao final do desfile, a última ala, composta por funcionários do barracão, prestou uma homenagem aos trabalhadores que reconstruiram todas as alegorias e refizeram todas as fantasias destruídas no incêncio. Aos 79 minutos, mostrando muita garra e comemorando seu 58º aniversário, a União da Vila concluiu sua passagem pela Marquês de Sapucaí. Vale lembrar que a agremiação não foi julgada e, portanto, não concorreu ao título.

Histórico

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador foi fundado em 7 de março de 1953. Seus criadores foram Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (o Quincas), Orphylo Bastos e mais 59 sócios. Os amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo estavam na Estrada do Cacuia, principal local de apresentação do carnaval da Ilha do Governador, assistindo à apresentação de pequenas escolas de samba e blocos de vários bairros da Ilha, quando decidiram que o bairro do Cacuia deveria ter uma escola de samba que o representasse.

O atual presidente da escola é Nei Filardi, e este ano a carnavalesca que assina é Rosa Magalhães. O enredo da escola é Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis, em homenagem à obra de Miguel de Cervantes, uma das mais importantes da literatura universal.

Ficha técnica

Samba-enredo: O Mistério da Vida

Presidente: Nei Filardi

Carnavalesco: Alex de Souza

1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Ronaldinho e Patrícia

Intérprete do samba: Riquinho

Rainha da Bateria: Bruna Bruno

Cores: Azul, vermelho e branco

Carro com aranha gigante precisou ser inteiramente refeito em um mês antes do desfile
Carro com aranha gigante precisou ser inteiramente refeito em um mês antes do desfile
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade