PUBLICIDADE

Encontro dos Blocos Líricos ilumina o Recife Antigo

7 mar 2011 - 20h14
(atualizado às 21h14)
Compartilhar
Celso Calheiros
Direto do Recife

O Bloco das Ilusões, uma das mais conhecidas agremiações líricas do Carnaval do Recife, participou hoje de um dos mais bonitos cortejos do dia. Junto com outros blocos tradicionais como Flor da Lira, Bloco das Flores, Batutas de São José, Banhistas do Pina, e muitos novos, realizaram o Encontro dos Blocos Líricos, no Recife Antigo.

As fantasias das pastoras do Bloco das Ilusões foram baseadas nas mulheres húngaras da idade média. A orquestra caprichou no frevo canção dos velhos carnavais. Vestiam grená e branco, com véu sobre a tiara. O desfile deste ano homenageou Maria do Carmo Travassos, dona Carminha, mulher do fundador do Galo da Madrugada - com o qual o Bloco das Ilusões é ligado.

Os blocos líricos reforçam a característica da diversidade do Carnaval pernambucano. As fantasias, música e orquestra são diferentes, homenageiam a saudade dos carnavais passados, exaltam a cidade. Não se vê ninguém de super-herói, Pedrita, Bam-Bam. As fantasias são elaboradas, tem mão de costureira e os grupos com o mesmo figurino são comuns.

A fantasia mais recorrente é a de palhaço. Vestem cetim, têm quadriculados, losangos, listras, peruca colorida, muita pintura no rosto e, invariavelmente, um desenho de uma lágrima. Outras fantasias encontradas são as de toureiro, Cleópatra, pierrô e colombina.

As orquestras são de pau e corda. Têm instrumentos como banjos, bandolins, cavaquinhos, violões, flautas, clarinetes. Na percussão, tocam surdo, pandeiro e tarol. A música é frevo de bloco, bastante diferente do frevo de rua, cheio de metais e de passo rasgado. No frevo de bloco, a música é lenta, as evoluções são cadenciadas. Há participantes de todas as faixas etárias, mas há mais com mais idade.

A tese para a ascensão dos blocos líricos, que a cada ano são mais numerosos, é explicada por Seronildo Gerra da Silva, 59 anos, há 35 no Flor da Lira. "Aqui é mais light, mais familiar, não se vê uma briga, uma confusão", resume, em sua fantasia rica em dourado.

O encontro dos blocos líricos marca a segunda-feira de carnaval no Recife. Os blocos saem de diferentes cantos do Bairro do Recife e se encontram no polo do Marco Zero, para subir ao palco e se exibirem para a multidão que lota da praça e acompanha também pelos telões armados. Pelas cores, pelo brilho e pela idade dos foliões é um espetáculo visual rico. Os músicos e as canções, em vozes femininas, completam a beleza cultural da apresentação.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.

Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.

Junto com outros blocos tradicionais, Bloco das Ilusões realizou o Encontro dos Blocos Líricos
Junto com outros blocos tradicionais, Bloco das Ilusões realizou o Encontro dos Blocos Líricos
Foto: Celso Calheiros / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade