Carnaval de Recife e Olinda
 
 

Diversão » Carnaval » carnaval 2012 » carnaval 2012

 PE: grupos afros esquentam tambores na Terça Negra
25 de janeiro de 2012 11h11 atualizado em 26 de janeiro de 2012 às 13h04

Conhecida como Terça Negra, a prévia reuniu diversos grupos de percussão no centro do Recife. Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

Conhecida como Terça Negra, a prévia reuniu diversos grupos de percussão no centro do Recife
Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

Celso Calheiros
Direto do Recife

O grupo de percussão Resistência Negra, o Maracatu de Nação Cambinda Africano, o Maracatu Baque Mulher e o Afoxé Obá Ayrá se apresentaram na noite desta terça-feira, no Pátio de São Pedro, no centro do Recife. Os espetáculos serviram para esquentar os tambores de ritmos afros e como prévia do Carnaval, nesta Terça Negra.

Galeria de fotos: Veja fotos das rainhas de bateria de SP e Rio

O Pátio de São Pedro é endereço do Polo de Todos os Ritmos, um dos vários endereços onde a música de Carnaval ganha as ruas. O pátio também é o cenário de evento semanal que ganhou raiz, no Recife, a Terça Negra - dia da semana dedicado às manifestações culturais de origem africana. Com a proximidade dos cinco dias de festa, esta terça combinou o ritmo marcado pelos tambores com a vibração do Carnaval.

O grupo Resistência Negra abriu as apresentações com um repertório variado, que tanto tocava samba e afoxés, como sucessos românticos que incluiu Paula Fernandes, e seu Pássaro de fogo. A música perdeu as cordas e ganhou as batidas fortes de afaias e tambores, com um compasso mais acelerado. O mesmo tipo de arranjo foi feito para as músicas dos homenageados Luiz Gonzaga (que tem o centenário comemorado este ano) e Alceu Valença, que divide as homenagens oficiais do Carnaval do Recife junto com o artista plástico José Cláudio.

Depois do Resistência Negra subiu ao palco o Maracatu de Nação Cambinda Africano, liderado pelo mestre Arlindo. O grupo original do bairro de Água Fria possui crianças na sua formação, com a musicalidade mais tradicional, com o chamado baque virado, urbano e diferente do maracatu rural, de baque solto. Depois do Cambinda Africano foi a vez do momento feminino do palco, com o Maracatu Baque Mulher.

A programação da Terça Negra foi encerrada pelo Afoxé Obá Ayrá, com chamadas para os ensaios de maracatus que estão ocorrendo pela cidade. Na quarta-feira (dia 25), o percussionista Naná Vasconcelos irá comandar os ensaios com sete diferentes nações. Os encontros acontecem nas sedes dos maracatus nos bairros de Afogados, Ibura, Afogados, Chão de Estrelas, e na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, na sexta-feira (dia 27).

Especial para Terra
  1. Conhecida como Terça Negra, a prévia foi comandada pelo grupo de percussão Resistência Negra

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

  2. Diversos grupos afro participaram da prévia no centro do Recife

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

  3. A festa, que aconteceu no Pátio de São Pedro, também contou com grupos de percussão mirim

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

/carnaval/2012/foto/0,,00.html