PUBLICIDADE

Renascer traz alegria de Romero Britto para a estreia na Sapucaí

19 fev 2012 - 21h22
(atualizado às 23h21)
Compartilhar

Em clima de emoção e festa, a Renascer de Jacarepaguá abriu os desfiles do Carnaval carioca neste domingo (19). Estreante no grupo especial, a agremiação apostou no colorido e na alegria das obras de Romero Britto, homenageado no enredo O Artista da Alegria Dá o Tom na Folia , para conquistar os jurados.

Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas de SP e dê sua opinião

O início do desfile foi marcado pela emoção dos integrantes da escola, que vibravam com a estreia no grupo especial após 20 anos de fundação da escola. O mestre Paulão da bateria não segurou as lágrimas e comandou os ritmistas chorando durante a entrada na Sapucaí. A bateria foi um dos destaques do desfile, que fez algumas paradas sutis ao longo da apresentação.

Mas foi a alegria que deu o tom do desfile da Renascer, com a homenagem ao artista plástico pernambucano Romero Britto. As suas cores vibrantes foram lembradas na comissão de frente da escola "Arte da Alegria", que apresentou sete grandes latas de tinta que formavam o nome da escola em luzes de neon. Os dançarinos, fantasiados de pingos de tinta, saíam de dentro das alas e faziam coreografias desenvolvidas por Alice Arja.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fábio Júnio e Jéssica, veio à frente do carro abre-alas com uma fantasia branca com detalhes em prata e luzes de néon. Também em prata, a primeira alegoria evocava a inspiração divina, com anjos prateados nas laterais. O carro era coberto com cerca de 200 placas de espelho que refletiam as luzes e o brilho dos adereços.

As cores do artista voltaram ao desfile da escola na ala das baianas "Inspiração em Cores". As fantasias prateadas tinham faixas coloridas na saia, lembrando aquarelas quando as integrantes fazem o característico giro das fantasias. Nas alas seguintes, as cores foram destaque, mostrando a experimentação do artista nas diferentes técnicas de pintura. A escola também mostrou a influência do pintor italiano Caravaggio.

A segunda alegoria, "Conhecimento Vivo", trouxe a figura de uma Medusa emoldurada, em referência a um quadro do pintor italiano. A escultura possuía movimentos nos braços e nas serpentes que compõem o seu cabelo. Nas laterais do carro, diversos livros mostraram a pesquisa do artista na elaboração de suas pinturas. As alas após o carro também mostraram referências que inspiraram o pintor.

"Dom da Alegria Explode na Folia", o terceiro carro, mostrou fragmentos de obras célebres do artista, com os traços e figuras características, como flores, corações e estrelas com diferentes texturas e elementos. A alegoria também trouxe camas elásticas e palhaços fantasiados com as cores predominantes de Romero Britto.

Diversas alas mostraram os produtos comercializados com a arte do pintor, como perfumes, roupas e outros elementos. A ideia também esteve presente no terceiro carro, com carros, motos, lanchonete e componentes de jeans, que mostrou a influência da cultura norte-americana sobre o artista, que morou em Miami.

A internacionalização da obra de Britto também esteve presente nas alas trabalhadas pela escola. Um tripé mostrou a réplica da famosa pirâmide de vidro do Louvre, o mais importante museu do mundo, em Paris, que fez duas exposições do artista brasileiro, em 2008 e 2010.

Mesmo com a fama internacional, o artista não esqueceu o seu país. Algumas obras e personagens de Britto sobre o Rio de Janeiro foram mostradas nas alas, como o malandro e a mulata. A quarta alegoria foi desenhada pelo próprio Romero Britto e mostrou um cristo redentor de sete metros de altura, favelas e a praia carioca pintados com as famosas texturas do artista.

A terra natal do artista, Pernambuco, foi destacada no final do desfile. A escola mostrou no segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira a relação do pintor com o estado. Diversas alas destacaram referências à cultura local, como os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda e o bloco Bacalhau do Batata.

A sexta e última alegoria, "Aquele Abraço", trouxe o artista como destaque. Vestido com um terno azul brilhante, Romero Britto estava emocionado com a homenagem e cantou com empolgação o samba da Renascer de Jacarepaguá. "Estou super honrado e tenho uma grande gratidão à escola. Foi lindo, vou chorar a noite inteira", disse o artista na dispersão.

Histórico

A escola surgiu em 1992, a partir do bloco Bafo de Bode, tradicional no Rio de Janeiro. Em 2005, a escola estreou no grupo de acesso, onde ficou por sete anos. No ano passado, a escola foi campeã com o enredo "As Águas de Março".

Ficha técnica

Presidente: Antonio Carlos Salomão

Carnavalesco: Édson Pereira

Intérpretes: Rogerinho Renascer

Cores: Vermelho e branco

Posição no Carnaval de 2011: Campeã do grupo de acesso

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos ¿ como a atriz Sharon Stone ¿ entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Escola abre o Carnaval carioca estreando no grupo especial
Escola abre o Carnaval carioca estreando no grupo especial
Foto: Dhavid Normando / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade