PUBLICIDADE

Porto da Pedra desfila história do iogurte sem empolgar na Sapucaí

20 fev 2012 - 03h31
(atualizado às 08h21)
Compartilhar

Com um enredo inusitado, a Porto da Pedra não conseguiu empolgar o público mesmo com o desfile luxuoso que apresentou na madrugada deste domingo (20), no Rio de Janeiro. A escola desfilou o samba Da Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida, mostrando a história do leite e a importância dos seus derivados na alimentação.

O luxo das alegorias e fantasias foi a solução encontrada pela escola para driblar o tema difícil. Ainda assim, o desfile não conseguiu empolgar o público, que assistiu sem entusiasmo a passagem da escola. No desenvolvimento do enredo, a Porto da Pedra mostrou os diferentes usos do leite ao longo da história, além de seus derivados e sua importância para a nutrição.

Sem brilho, a comissão de frente desfilou vestida de lactobacilos. Os dançarinos mostraram a fermentação do leite e, como resultado desse processo, as fantasias mudaram de cor, do branco para o rosa. O abre-alas da escola também mostrou o leite como a seiva da natureza. À frente da árvore, uma grande tigresa articulada, símbolo da escola, amamentava dois filhotes.

A mitologia em torno do leite também foi trabalhada pela escola. A ala das baianas, "Hera e a VIa Láctea", traduz o mito da deusa grega Hera, cujo leite teria sido derramado dos céus. Na ala "Loba Romana" lembrou a história da criação da cidade de Roma, cujos fundadores teriam sido amamentados por uma loba. As duas histórias foram o tema do segundo carro alegórico, "O Leite dos Deuses", que trouxe um imponente castelo romano e um painel que representava a Via Láctea. Maurício Mattar foi destaque no carro, representando Moisés.

Na tentativa de contagiar o público, a escola também investiu numa alegoria que exalava cheiro de leite. "Festa do Leite e do Iogurte na Antiguidade" mostrou um grande carneiro na frente da alegoria, representando o guardião do leite sagrado. Outra alegoria, "Iogurte, do Império Otomano às Cortes Europeias", mostrou o surgimento da bebida, com estatuas de árabes e armaduras de ferro.

Para finalizar o desfile, a escola ainda mostrou uma fábrica de iogurtes, com torneiras e tubulações de iogurte. À frente, o ator Marcelo Serrado foi destaque, representando o criador da bebida. Nas alas, as fantasias e tripés lembraram a relação dos pais e filhos na hora de comprar o iogurte e os benefícios para a saúde. A última alegoria, mostrou um jogo de fliperama e teve a velha guarda da escola como destaque.

Histórico

Surgida em 1978, em São Gonçalo, a Porto da Pedra estreou no Rio de Janeiro em 1994. Antes, ela desfilava no Carnaval do município que fica na Região Metropolitana do Rio. Em 1996 fez sua estreia no grupo especial, mas teve dois rebaixamentos em sua história. Desde 2002, quando retornou à elite do Carnaval, sua melhor colocação foi a sétima colocação.

Ficha técnica

Presidente: Francisco José Marins

Carnavalesco: Jaime Cezário

Intérpretes: Wander Pires

Cores: Vermelho e branco

Posição no Carnaval de 2011: 8ª Colocação

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos ¿ como a atriz Sharon Stone ¿ entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Após boatos de que seria demitida, a rainha da bateria Ellen Roche disse que desfilou "como se fosse o último ano"
Após boatos de que seria demitida, a rainha da bateria Ellen Roche disse que desfilou "como se fosse o último ano"
Foto: Dani Barcellos / AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade