PUBLICIDADE

Sargento Pimenta supera problemas e faz apresentação para 60 mil

20 fev 2012 - 17h09
(atualizado às 21h53)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

"Já é a maior festa Beatles do mundo essa aqui", anunciavam os integrantes do Sargento Pimenta, do alto do trio elétrico. Olhando lá de cima, ficou difícil não concordar. Nada menos do que 60 mil foliões, de acordo com a RioTur, foram nesta segunda-feira (20) ao Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para ter uma experiência apoteótica: o bloco que faz uma releitura carnavalesca dos quatro fabulosos garotos de Liverpool não só empolgou o público , como promoveu uma festa de cores e ritmos. Daquelas festas que você sai com a sensação de que não vai encontrar algo igual em nenhum lugar do planeta.

Sargento Pimenta faz apresentação para 60 mil:

Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas do Rio e dê sua opinião

Criado ano passado, quando as ruas de Botafogo ficaram pequenas para cinco mil pessoas (eram esperadas cerca de 300 apenas), o bloco Sargento Pimenta superou seguidos problemas de som para empolgar seu enorme público com canções como All My Loving, A Hard Day's Night e We Can Work It Out, todas ao som da bateria, misturando desde o afoxé e maracatu até o funk carioca.

"Quisemos fazer um som com mais qualidade, usando instrumentos sem fio, mas tivemos alguns problemas para equalizar tudo. Mas nada que vá estragar o show, estou muito ansioso. Nosso público cresceu, junto com nossa responsabilidade", afirmou, momentos antes de subir ao trio elétrico, Leandro Donner, um dos diretores musicais do projeto. Após as três músicas iniciais, o bloco dividiu os integrantes de sua bateria entre os dois lados do trio para melhorar a disposição sonora da apresentação.

"Eu estou morando há dois anos na Austrália e vim para o Rio de Janeiro somente para passar o Carnaval. Quando eu vi o vídeo desses caras na internet eu achei muito louco. Não podia deixar de vir", se empolgava o publicitário João Gabriel Oliveira.

Mais animado ainda estava o estudante Ralf Toelnj: ele vestiu o tradicional suspensório com calça e camisa sociais e, com seu corte de cabelo, ficou idêntico a Paul McCartney. "Ficou bom, não?", brincou. "Beatles tem sempre a ver com qualquer coisa, qualquer lugar, em qualquer festa pode tocar Beatles", completou.

A festa reuniu gente de todas as idades. Onde tem música dos Beatles tocando, é sempre fácil identificar quem viveu a época áurea da banda que revolucionou a história da música. "Essa mistura é muito rica. Eu nasci com os Beatles e jamais pensei que fosse ver algo igual. Combinou muito, é bastante original", afirmou o consultor financeiro, Gilberto Malamourt, 59.

Além de sósias (não só de Paul, mas também de John Lennon) e foliões de todas as idades, o Aterro do Flamengo ficava sempre mais colorido sempre que os canhões de papel picado anunciavam uma nova canção. Após dar início à apresentação com a tradicional Sargent Pepper's Lonely Heart's Club Band, que deu origem ao nome do grupo, o show seguiu com outros sucessos, como Ticket to Ride, Help, Drive My Car, Love Me Do e Twist and Shout - esta última, de longe, a que mais empolgou as milhares de pessoas que cantaram o refrão em uníssono, batendo palmas. Apoteótico, enfim.

O Sargento Pimenta surgiu ano passado e surpreendeu não só a RioTur e os foliões, como os próprios integrantes da banda: uma multidão invadiu as ruas de Botafogo. Se eram estimadas não mais do que 500 pessoas, as pequenas ruas do bairro da Zona Sul ficaram pequenas para os quase cinco mil foliões que por lá compareceram. Era impossível chegar ao banheiro, buscar uma cerveja ou se mexer, praticamente.

O sucesso estrondoso elevou o bloco ao sucesso - com diversos shows por casas do Rio de Janeiro e do Brasil. Eles tocaram, inclusive, no último Réveillon de Copacabana.

A ideia de misturar ritmos brasileiros, como afoxé, maracatu, funk carioca, marchinha e samba, aos acordes dos fabulosos garotos de Liverpool veio de um grupo de quatro amigos: Leandro Donner, Felipe Reznik, Felipe Fernandes e Mateus Xavier. Outros 100 percussionistas dão ao grupo o tom da batida na releitura carnavalesca, no mínimo atípica.

Sargento Pimenta é uma alusão a um dos discos mais famosos e vendidos da história do Beatles, considerado em eleição recente como o melhor da história do rock: Sargent Pepper's Lonely Heart's Club Band. No ano passado, quando Paul McCartney veio ao Rio de Janeiro para se apresentar no Engenhão, o grupo se reuniu em frente ao Copacabana Palace, onde o músico se hospedava, para uma devida serenata ao ídolo.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade