PUBLICIDADE

Fiscais reprimem trabalho infantil nos circuitos de Salvador

21 fev 2012 - 18h08
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de Salvador

Enquanto a banda Tomate toca o hit que incentiva a "fazer bebê", os filhos de poucos Carnavais passados já estão em idade de carregar gelo, descascar legumes para os lanches das barraquinhas e catar latas, entre dezenas de outros abusos de sua mão de obra. Segundo fiscais do governo baiano, ao menos 3 mil crianças foram vistas trabalhando no Carnaval de Salvador.

Assistentes fiscalizam casos em Salvador: ao menos 3 mil crianças foram vistas trabalhando no Carnaval
Assistentes fiscalizam casos em Salvador: ao menos 3 mil crianças foram vistas trabalhando no Carnaval
Foto: Hermano Freitas / Terra

Vote na musa do Carnaval de Salvador

Chicleteiras x Princesas do Harém: quem são as mais animadas do Carnaval de Salvador?

A justificativa dos pais que levam os menores de idade para os circuitos da folia é não ter onde deixar os filhos. Para acabar com esta desculpa, as assistentes sociais que encontram crianças trabalhando as identificam com pulseiras e oferecem a possibilidade de abrigo. Lá, há alimentação e recreio. "Nem toda mãe aceita isso, diz que prefere ficar com a criança perto", diz a assistente social Virgínia Gonçalves, 68 anos.

Em caso de resistência na prática da exploração do trabalho infantil, a criança é apreendida, de acordo com a fiscal. Como a maioria dos pais exploradores é vendedor ambulante, outra forma de reprimir a prática é apreender também a mercadoria vendida, que normalmente já é mesmo irregular.

"Não precisa nem ter o flagrante do trabalho, criança no circuito não pode ficar", diz a assistente social Lígia Andrade, 53 anos. Ao menos 30 assistentes trabalhavam na tarde de terça-feira na região de Campo Grande.

Desculpas

Moradora de Feira de Santana, no interior da Bahia, a ambulante Gueldes Edi, 23 anos, afirma que não tem onde deixar a pequena Milena, de 5 anos. Com a abordagem das fiscais, a menina foi identificada. À reportagem, a vendedora de cigarros, balas e chicletes disse que deixaria a menina na casa de parentes.

Gueldes justificou a presença da menina pela perda do marido, que morreu. Alegando que a vó da criança mora longe, afirmou que sua única saída foi trazer Milena para o Campo Grande, já que depende das vendas do Carnaval.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade