PUBLICIDADE

Recife tem estrutura "10 vezes melhor" que a do Rio, diz prefeito

22 fev 2012 - 18h44
Compartilhar

Celso Calheiros
Direto do Recife
A entrevista coletiva convocada pela prefeitura do Recife para apresentar um balanço do Carnaval 2012 nesta quarta-feira serviu para o prefeito João da Costa (PT) estabelecer comparativos entre as festas na capital pernambucana, em Salvador e no Rio de Janeiro. Segundo o petista, a estrutura do Recife é "dez vezes melhor" que a do Rio.

Infográfico: Quem devem ser as musas de São Paulo e do Rio de Janeiro? Vote

Infográfico: Axé, frevo, samba e mais; veja musas do Carnaval pelo País

Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas de SP e do Rio

O Recife contou com observadores da Fifa que, durante o Carnaval, tiveram a missão de analisar as condições da cidade para receber a Fun-Fest, que deve ocorrer em todas as sedes da Copa. De acordo com João da Costa, os avaliadores ficaram satisfeitos. "Nossa estrutura é dez vezes melhor do que a do Rio", emendou o prefeito, em resposta a um repórter.

Questionado sobre os problemas no trânsito, João da Costa recorreu novamente a comparações. "Como é a estrutura do Rio para o Cordão da Bola Preta? Não se compara à do nosso Galo", disse, em referência aos maiores blocos do Rio e do Recife em número de foliões, o Bola Preta e o Galo da Madrugada.

O prefeito se disse animado com todos os resultados alcançados. De acordo com os números oficiais, os investimentos, que somaram R$ 32 milhões, tiveram retorno 15% superior ao do ano passado. "O incremento na economia da região foi de R$ 595 milhões", afirmou. O dado foi acompanhado de aumento no número de visitantes - 710 mil durante os quatro dias de Carnaval - e a consolidação da política de criação de polos com atrações musicais tanto no centro como em nove bairros do subúrbio.

Entre os principais artistas que cantaram neste ano estão Ney Matogrosso, Lulu Santos, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Criolo, Pedro Luís e a Parede, Elba Ramalho e Alceu Valença (homenageado junto ao artista plástico José Cláudio), além de atrações internacionais, como o grupo inglês de percurssão e coreografia Stomp, a africana Angélique Kidjo e a cabo-verdiana Mayra Andrade.

João da Costa destacou notícia passada pela ministra da Cultura, Ana Holanda, segundo a qual o frevo poderá se tornar patrimônio imaterial da humanidade. O prefeito disse que uma comissão da Unesco vai se reunir em novembro, em Barbados, para julgar os argumentos que o Ministério da Cultura apresentou defendendo a manifestação musical que nasceu no Recife e é uma das características do Carnaval.

Sob o comando de maestro Spok, grandes nomes que passaram pelo Carnaval da capital pernambucana foram chamados ao palco principal da folia no fim da madrugada desta Quarta-feira de Cinzas
Sob o comando de maestro Spok, grandes nomes que passaram pelo Carnaval da capital pernambucana foram chamados ao palco principal da folia no fim da madrugada desta Quarta-feira de Cinzas
Foto: Otávio de Souza / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade