PUBLICIDADE

RJ: Inocentes de Belford Roxo estreará na elite do Carnaval

22 fev 2012 - 20h34
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Marcus Vinicius Pinto
Direto do Rio de Janeiro

A Inocentes de Belford Roxo é a campeã do Grupo de Acesso e vai estrear na elite do Carnaval carioca em 2013. Com um enredo que contava as lendas do Mato Grosso do Sul, a escola da baixada teve problemas no seu desfile, mas acabou recebendo a maioria de notas 10 dos jurados. O enredo era "Corumbá, Ópera Tupi-Gaikuru".

O carnavalesco Paulo Barros é um dos maiores nomes da Unidos da Tijuca. Sob o comando dele, a escola conquistou dois Carnavais, em 2010 e agora em 2012
O carnavalesco Paulo Barros é um dos maiores nomes da Unidos da Tijuca. Sob o comando dele, a escola conquistou dois Carnavais, em 2010 e agora em 2012
Foto: Dhavid Normando / Futura Press

No quesito harmonia o jurado Luis Carlos Guimarães deixou de dar notas a quatro escolas. Pelo regulamento valeram as maiores notas dos outros jurados. As notas 10 da escola da baixada eram ironizadas com palmas das suas principais concorrentes: a Império Serrano, vice-campeã e a Império da Tijuca, terceira colocada.

Durante a apuração, dirigentes das outras escolas questionaram as notas da campeã. Integrantes do Império aplaudiam as notas 10 da escola de Belford Roxo. "Não vamos perder nossa compostura, mas o presidente deles tem que responder sobre as denúncias que saíram nos jornais", disse Atila Gomes, presidente do Império sobre uma suposta manipulação dos resultados, já que Reginaldo Gomes, presidente da Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso), é também presidente da Inocentes de Belford Roxo.

Depois da apuração, Reginaldo disse que não sabe de nenhuma denúncia de irregularidade e não estranhou o fato de quatro jurados tenham deixado de dar notas. "Está previsto no regulamento. A Inocentes vai comemorar e não fixar de chororô."

Antes de a apuração começar, a Lesga leu um comunicado em que resolveu, em reunião extraordinária nesta terça-feira (21), que nenhuma escola seria rebaixada este ano. De acordo com a nota o repasse de verbas da prefeitura veio com atraso o que impediu as escolas de preparem com antecedência o carnaval.

A Lesga vai propor à Riotur que se juntem os grupos de acesso A e B em 2013 e que os desfiles sejam em dois dias na Sapucaí: sexta e sábado, passando o desfile das crianças para a terça-feira de carnaval. Se a proposta for aceita o grupo de acesso do carnaval carioca em 2013 passaria a ter 14 escolas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade